Nós do Etílicos.com adoramos beber. Gostamos tanto que sempre tentamos fazer isso da maneira certa. Como qualquer produto o álcool em excesso traz consequências e muitas delas são bem graves. Por isso além de estimular o “bom” consumo de bebidas alcoólicas, nos sentimos obrigados a tentar conscientizar nossos leitores sobre os riscos e como colher apenas os bons resultados das bebidas.

Algo preocupante no Brasil é a falta da moderação no consumo e até a qualidade da bebida ingerida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, e como já falamos nesse post,  o brasileiro médio consome  8,7 litros de álcool puro por ano. Mesmo atrás (e bem atrás) do consumo médio de alguns países europeus, o Brasil está na lista dos países que mais abusam do álcool e vamos enumerar alguns motivos.

Beber mais = Beber pior

Em países desenvolvidos a média de consumo de álcool acompanha o crescimento da renda média da população. Os mais ricos bebem mais que os mais pobres pelo simples motivo de: ter mais dinheiro para comprar bebida. No Brasil essa estatística é inversa. Segundo a OMS o consumo de álcool sobe de acordo com que a classe social desce. Quem tem menos dinheiro está mais propenso ao consumo de produtos ilegais ou contaminados. A venda de bebida falsificada no país também beira números inacreditáveis, além de todos os problemas psicológicos que são momentaneamente sanados pelo abuso do álcool.

bebida falsificada

Falta de fiscalização

Não é raro vermos denúncias de estabelecimentos consagrados vendendo bebidas de procedência duvidosa. Se o mercador final tem acesso aos produtos para revenda, os consumidores também. Não só falsificações de marcas famosas, mas como produtos sem marcas, análises e qualidade. Causando problemas futuros tanto psicológicos como fisiológicos.

Consumo por menores

Beber é coisa séria e para fazer isso tem que ter atingido a maturidade tanto física quanto psicológica, além de ser responsável pelos próprios atos. Mesmo com as campanhas de conscientização é muito comum vermos adolescentes bebendo até com o aval dos pais. Esse incentivo pode, em muitos casos, prejudicar o resto da vida de um menor.

menores-bebendo-em-SP

O assunto é sério turma, beber é bom, mas moderação e consciência nunca é demais.

COMENTÁRIOS