Que os brasileiros gostam de artigos importados isso nunca foi mistério para ninguém, e a nova moda que caiu no gosto refinado da nossa população são as cervejas artesanais Norte-Americanas. Segundo dados da Brewers Association o Brasil aumentou em 174% as exportações desse produto, ficando atrás somente da Ásia. No geral, o crescimento foi de impressionantes 86% em volume e 97% em valor em relação à 2010.
De acordo com Bob Pease (diretor de operações da Brewers Association): “O crescimento das vendas internacionais é notável, levando em conta a recessão econômica global. Apesar do poder de compra ter diminuído, a demanda do consumidor americano pelas cervejas artesanais manteve-se forte, e importadores tem continuado a expandir seus portfólios com marcas americanas, mesmo em mercados emergentes, como Brasil e Índia”.
Entretanto esse crescimento tornou-se considerável somente pelo fato de pequenas cervejarias americanas inovarem os produtos, tornando-os diferenciados aos exigentes consumidores brasileiros. E a tendência é que esse número tenha consideráveis acréscimos nos próximos anos. O aumento das exportações é fruto do Export Development Program, criado em 2004 pela Brewers Association em conjunto com o Departamento de Agricultura do governo norte-americano.
As marcas norte-americanas se tornaram as preferidas entre os fiéis apreciadores de uma boa cerveja e já existe um apelo para que novas marcas sejam inseridas dentro do mercado nacional. Conforme anunciado pelo @MamaeBebidas no twitter mais marcas de tradicionais cervejarias estão chegando ao Brasil, e nós como bons degustadores que somos estamos esperando impacientemente por mais essas novidades.