Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar os amigos para conversar, bater um papo e colocar as coisas em dia. Trânsito, rotinas apertadas, um morando em cada ponta da cidade, aula de spinning às 20h da noite – ok, esta não é desculpa. De toda forma, geralmente o encarregado de reunir os amigos acaba sendo o futebol.
Mas e se chover? E se não der para reservar a quadra do society? Aí fica mais difícil. Geralmente a primeira opção – ou melhor, o plano B – acaba sendo o poker. Inventado a Louisiana no final do século XIX e derivado de jogos franceses, o poker era um interessante passatempo nas barcas que cruzavam o Rio Mississipi. Hoje acaba sendo um passatempo para milhares de pessoas ao redor do mundo – muitas aprendem e jogam com os amigos e na internet você sempre encontra facilmente um bom site para aprender como jogar.
Pensando nisso chegamos à seguinte conclusão: jogar “seco” não tem a menor graça. Se o objetivo é reunir os amigos, confraternizar e dar umas risadas, nada melhor e mais interessante que o jogo tenha liquidez, se é que me entendem. Mas qual seria a bebida ideal para jogar poker – todas, você deve responder. Não, sério: qual o efeito de algumas bebidas sobre o jogo em geral? Pegamos as três bebidas que são geralmente mais consumidas durante o jogo e vimos o efeito.
Importante lembrar algumas coisas. Primeiro, obviamente, não repita nem tenha ideias se você for menor de idade. Em segundo, que o poker é um “esporte mental”, bem como o xadrez, o gamão e etc – inclusive há algum tempo o foi reconhecido internacionalmente assim, mais precisamente em 2010. Com efeito, se você encher a cara e exagerar, muito provavelmente vai estragar seu jogo e de seus amigos, com blefes toscos e all ins desnecessários. Bom, sem mais delongas, vamos lá.
CERVEJA
Este é um clássico, não? Nada melhor que neste calor infernal que estamos vivenciando no verão que haja um copo de cervejinha gelada na mesa. Não costuma ser clássico como o uísque – veremos adiante- mas de toda forma é uma boa opção. O bacana da cerveja é que dificilmente você acabaria por ficar bêbado numa partida, dado que se alguém consumir amigavelmente 2 litros durante uma partida de poker – durante duas horas no máximo – é porque está exagerando.
A cerveja é uma opção interessante porque, principalmente, é barata. Mas porque acaba sendo, no Brasil, a principal pedida quando pensamos numa reunião de amigos. Recomendadíssima. Se você quiser apostar em algum requinte, pode degustar a canadense SS Maibock (fizemos um review dela aqui, dê uma olhada). Ou se você quiser algo mais leve para beber durante o jogo, temos a Skol Beats Senses – também falamos dela aqui.
WHISKY
Não poderíamos deixar de associar o whisky ao poker – especialmente o tipo americano, o chamado Tennessee, como Jack Daniels e os demais que são feitos de milho como principal matéria prima. Quando a gente pensa em poker, automaticamente para alguns vem à mente vários cowboys num saloon jogando poker no velho oeste durante a corrida para o ouro na Califórnia do século XIX. Embora a imagem seja um tanto quanto estereotipada, é verdade que o poker à época já era um esporte popular na região – haja vista que era uma das poucas diversões e uma forma relevante de ganhar dinheiro. E que o whisky Tennessee era a bebida destilada mais consumida da região – não por acaso, dado que muitos pioneiros vinham do rural e “falido” sul dos Estados Unidos (onde, caso você tenha cabulado as aulas de geografia, fica do Estado do Tennessee).
Consumir puro, com gelo ou água de coco (por favor, sem água de coco e sem estragar seu uwhisky)? Aí vai de você. Mas se você quiser reproduzir uma autêntica experiência do velho oeste, nada melhor do que o “cowboy”: dose simples ou dupla e sem gelo. Se você quiser sugestões, veja nosso índice sobre o Jack Daniel´s – talvez o mais famoso – e o Jim Bean.
TEQUILA
Bom, aí acho que é para um strip poker e não só com amigos homens né? Mas vocês entenderam o propósito. Brincadeira, este último foi só para descontrair. Mas se você quiser arriscar – e muito provavelmente dar risada – até dá para jogar com shots de tequila ao invés de ficha. O problema é que não vai dar para saber quem venceu o jogo! De toda forma é um bom esquenta para uma festa que não seja open bar; De toda forma, caso vocês queiram sugestão, o ideal é ir com a clássica José Cuervo para não dar besteira na manhã seguinte.
E você meu caro leitor etílico, qual a bebida especial ou drink que mais combina com as cartinhas, manda ver ai nos comentários 🙂