Todo mundo acha que cerveja é coisa de alemão, mas está mais para um negócio da China. Por mais que nossos amigos branquelos entendem de qualidade o pessoal do olhos puxados são os campeões em quantidade. Eles encabeçam com as duas cervejas mais consumidas do mundo. A lista ainda conta com a gigante Budweiser além das brasileiras Skol e Brahma.
10. Brahma
País de origem: Brasil
Volume: 18,1 milhões
A brasileira é a última colocada no ranking das cervejas mais consumidas no mundo. Ela conseguiu essa colocação depois de um crescimento de 9,6% em volume comercializado em 2012, de acordo com o The Drinks Business.
9. Coors Light
País de origem: Estados Unidos
Volume: 25, 1 milhões de barris
A cerveja de baixo teor alcoólico produzida pela Coors Brewing Company e é a segunda mais consumida do mercado americano. A marca tem como estratégia vender uma cerveja de “baixa caloria” e conseguir o público preocupado com o corpo.
8. Heineken
País de origem: Holanda
Volume: 29,1 milhões de barris
Mesmo com o forte apelo publicitário a cervejaria holandesa ocupa apenas a oitava posição entre as 10 cervejas mais consumidas do mundo. Presente em mais de 70 países, o rótulo é lider no mercado europeu.
7. Skol
País de origem: Brasil
Volume: 29.9 milhões de barris
A melhor brasileira no ranking das cervejas possui 30% do mercado nacional. Propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, a bebida tem licença para ser fabricada no Brasil pela Ambev.
6. Corona Extra
País de origem: México
Volume: 31,6 milhões de barris
Além de ser líder no mercado mexicano é a marca de cerveja mais importada nos Estados Unidos e um dos produtos mexicanos mais reconhecidos no mundo só depois da tequila.
5. Bud Light
País de origem: Estados Unidos
Volume: 36,7 milhões de barris
Mesmo sendo a bebida mais popular nos Estados Unidos, a versão mais leve da Budweiser não tem o mesmo alcance global que a Bud original. Por isso ficou atrás da sua irmã mais encorpada.
4. Yanjing
País de origem: China
Volume: 39,6 milhões de barris
A bebida mais famosa em Pequim, com até 85% de mercado é a terceira mais consumida em todo território chinês. No país possui 11% da preferancia nacional.
3. Budweiser
País de origem: Estados Unidos
Volume: 40,4 milhões de barris
Mesmo não sendo lider em seu país de origem a Bud permanece a marca de cerveja mais internacionalmente reconhecida. Recém chegada a grandes marcados como o brasileiro e o chinês, o rótulo pode ser encontrado em 85 países.
2. Tsingtao
País de origem: China
Volume: 57,9 milhões de barris
Responsável por 15% do gigantesco mercado chinês, a Tsingtao nasceu em 1904. Era estatal até idos dos anos 90 quando foi adquirida pela Inbev.
1. Snow Beer
País de origem: China
Volume de vendas: 74,8 milhões de barris
Assim como eu, você pode nunca ter experimentado a marca chinesa, mas ela conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o posto de cerveja mais consumida do mundo. Afinal, em um país como a China deve ser fácil fazer números.