Depois de conhecer as 10 cervejas mais consumidas no mundo, que tal passar pro lado frutado da coisa. Hoje traremos para vocês as 10 maiores marcas de vinho de mundo. Baseado em vendas, essa lista, assim como a da cerveja, nos mostra a força do mercado de consumo norte americano e chinês e do mercado produtor australiano frente aos mercados tradicionais (no caso do vinho, Itália e França).

10. Jacobs Creek – Austrália

vinhos jacobs

Vinho Australiano que tem seu maior mercado consumidor na China.  A marca está avaliada em 338 milhões de dólares.

9. Lindeman’s – Austrália

Vinhos moscato

Outro vinho da terra do canguru. Sua reputação é de ter vinhos de qualidade a preços bastante competitivos. Visa a venda para países africanos e latino-americanos.

8. Beringer – Estados Unidos

vinhos beringer

Marca californiana tem como carro chefe os rótulos do tipo Moscato. Para expandir internacionalmente investe pesado em eventos de luxo, como torneios de golfe.

7. Robert Mondavi – Estados Unidos

SONY DSC

O fundador da marca, Robert Mondavi, é taxado como um dos responsáveis pela fama dos vinhos do condado de Napa, na California. História essa que é contada “fantasiosamente” pelo filme  O julgamento de Paris.

6. Sutter Home – Estados Unidos

 

Assim como a Robert Mondavi, a Sutter também tem suas origens na California. Seu crescimento se deu na década de 80 quando usou a estratégia de baixar os lucros e oferecer vinhos de alta qualidade a preços acessíveis.

5. Yellow Tail – Austrália

vinhos yellow

Criado em 2001 foi um dos maiores sucessos nas exportações australianas. Sua companhia tem como foco o mercado europeu, ainda mais no Reino Unido.

4. Concha & Toro – Chile

vinhos concha

Único representante latino americano nessa lista é responsável por quase 40% de toda a exportação do mercado chileno de vinhos. Seu vinho mais famoso é o Casillero del Diablo. Vinho este que estou a degustar enquanto escrevo esse post.

3. Hardy’s – Austrália

vinhos hardy

Presente em mais de 80 países tem como carro chefe os rótulos do tipo Eileen Hardy Chardonnay, o Shiraz e o Thomas Hardy Cabernet Sauvignon. É a maior empresa do ramo na Austrália.

2. Great Wall – China

vinhos great

Como em todo item de consumo, com o maior mercado interno do mundo a China posiciona-se entre os primeiros com a marca Great Wall. Marca que se iniciou em 1983 mas já é lider de vendas no mercado chinês.

1. Gallo – Estados Unidos

vinhos gallo

Assim como todas as outras vinícolas norte americanas presentes na lista, a Gallo também é californiana. Ela responde pelo maior volume de vinho vendido no mundo inteiro. É sustentado por quase 50 rótulos que somados vende 1 bilhão de litros anualmente.

 

 

COMENTÁRIOS