Eita! Já estamos pertinho do Natal e a família vai estar toda reunida para comer e beber muito (mais beber do que comer). Então o beer sommelier Samuel Hoshino selecionou os pratos mais tradicionais da ceia de natal para você possa harmonizar com a cerveja certa e tornar tudo perfeito.
PERU DE NATAL TRADICIONAL
O tradicional peru de Natal tem um sabor mais caramelizado, portanto, harmoniza muito bem com cervejas do estilo Bock, que possui uma coloração castanha, com um toque adocicado ao paladar e aroma levemente tostado traz uma cerveja Lager encorpada a mesa. Além do Peru, a Baden Baden Bock é ideal para acompanhar queijos Gouda e Gorgonzola e sobremesas a base de chocolate.
Outra sugestão é a Eisenbahn 5 anos, estilo Amber Ale, é produzida com a técnica de dryhopping, ou seja, leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação. Com isso, o aroma de lúpulo fica bem mais intenso. A Eisenbahn 5 anos é perfeita em uma mesa de natal. Alem de harmonizar com o peru de natal, esta cerveja pode ainda harmonizar com carnes mais fortes ou queijos azuis, como roquefort, stilton e gorgonzola.
PERU DE NATAL COM MOLHOS CREMOSOS
Já nas receitas de peru de Natal temperados com molhos cremosos ou à base de leite, usa-se cervejas do estilo Gold Ale, porque a textura e sabor de molhos desse tipo combinam com esse estilo de cerveja, um pouco mais encorpada e com teor alcoólico mais elevado. A Baden Baden Golden é uma cerveja diferenciada. Seu sabor é levemente adocicado e a adição de canela e frutas vermelhas aos seus ingredientes conferem um delicioso aroma frutado à cerveja.
Já a Eisenbahn Strong Golden Ale segue à risca esse estilo belga. De coloração dourada e alto teor alcoólico, essa poderosa cerveja apresenta um sabor levemente adocicado e aroma frutado. Ambas são ótimas opções principalmente quando o prato segue para um tempero mais adocicado.
BACALHAU AO FORNO
Quando pensamos em cozinhar bacalhau, logo nos lembramos do sabor salgado desse peixe. Os pratos de bacalhau geralmente são acompanhados de creme de leite, natas e molho branco, por isso, devemos harmonizar com cervejas mais potentes, com toques adocicados para limpar o paladar e equilibrar o sal.
Neste caso a sugestão é a Baden Baden Weiss, que é um grande coringa de harmonização. Ótima para carnes brancas em geral, a Weiss consegue harmonizar mesmo com pratos que ofereçam um pouco mais de impacto, além dos sabores e aromas frutados que ajudam a complementar a comida, esta cerveja ainda traz a refrescancia que é imprescindível para a sua ceia de natal.
PERNIL
Uma ceia não está completa sem um pernil suíno, que vai muito bem com as cervejas do estilo IPA. O alto teor alcoólico ajuda a equilibrar a gordura e os sabores intensos da carne de porco, enquanto o amargor do lúpulo e os gostos do malte complementam o sabor do prato.
A Baden Baden American IPA é uma cerveja do estilo American India Pale Ale, com aroma intenso de maracujá proveniente dos lúpulos e da adição do suco da fruta. Tem coloração acobreada e amargor potente, porém equilibrado por seu sabor cítrico e teor alcoólico elevado.
Esta cerveja é produzida com a técnica Dip Hop, que possibilita maior diferenciação e personalização dos aromas nobres do lúpulo, sem interferir na qualidade do amargor. Procure seguir com um tempero mais cítrico no pernil para melhor harmonizar com esta cerveja, ou experimente com sobremesas a base de maracujá para finalizar a ceia!
LOMBO
Carnes mais magras, como um lombo podem ter harmonizações bem diferentes.Um lombo assado com mel por exemplo pode harmonizar muito bem com uma Eisenbahn Weizenbier que tem sabores e aromas frutados
O lombo com temperos de ervas numa versão mais tradicional se torna uma boa combinação para a Eisenbahn Pale Ale.
COSTELINHA DE PORCO
Já para a tradicional costelinha de porco, cervejas mais fortes e encorpadas ajudam na hora de harmonizar. A Baden Baden Red Ale tem o teor alcoólico para equilibrar a gordura do prato, enquanto os sabores adocicados do malte e o amargor do lúpulo ressaltam os sabores da carne de porco. Molhos de gorgonzola ou barbecue podem complementar esse prato e tornar a experiência ainda melhor.
TORTA DE FRUTAS SECAS
Os bolos à base de frutas secas e passas são muito comuns no Natal, o que pode ser perfeito para harmonizar com uma cerveja como a Eisenbahn Weizenbock, por ser um estilo possui aromas frutados como as versões claras das cervejas de trigo, porem seus maltes tostados conferem a ela aromas que lembram caramelizado e frutas passas.
Além disso, o alto teor alcoólico é suavizado graças aos sabores adocicados do malte e da sobremesa
TORTA DE FRUTAS VERMELHAS
Do mesmo jeito que um morango combina com chocolate, sobremesas com frutas vermelhas também combinam com cervejas que trazem notas tostadas, achocolatadas. Se tiver chocolate mesmo na receita então, melhor ainda.
Por semelhança, para ficar um frutado completo, opte por cervejas que levem as frutas também na sua receita. Para essa harmonização, prefira as cervejas dos estilos Kriek, Stout ou Chocolate Stout, e a sugestão é sem sombra de duvidas a Baden Baden Chocolate Beer que harmoniza com sobremesas em geral. Ela traduz o equilíbrio perfeito entre o delicioso sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável.
CERVEJA EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL
A queridíssima Baden Baden Christmas Beer, que é desenvolvida especialmente para natal. A cerveja é refrescante e levemente frisante, assemelhando-se a um espumante. Harmoniza com praticamente todos os pratos típicos do natal como peru, panetones, mix de nozes, frutas frescas e secas! Sua formula é de trigo, do tipo Ale, com coloração clara, corpo leve, sabor residual levemente seco e aroma frutado.
CERVEJA PARA APERITIVO E ACOMPANHAMENTO PARA ENTRADAS
A cerveja perfeita é Eisenbahn Lust Prestige, porque ela é ideal para aperitivo e acompanhamento para entradas, principalmente em cardápio de festa. A cerveja é feita pelo método de produção de champagne, ou seja, passa por um período de re-fermentação na garrafa, aumentando seu teor alcoólico e maturação por um ano através de um processo denominado cuvée. Em função disso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche. Uma cerveja que sem dúvida merece muitos brindes no natal.
Feliz Natal e Boas festas etílicas 🙂