Essa semana o Etílicos teve a oportunidade de conhecer as cervejas da Cervejaria Moa Brewing Company da Nova Zelândia, que esta apostando no mercado brasileiro para difundir a cultura cervejeira no país onde o consumo de cervejas artesanais é cada vez mais promissor.
A Nova Zelândia e Brasil tem muita coisa em comum, principalmente quando falamos de consumo de cerveja.
A produção cervejeira
A MoaBrewing Company fabrica (desde 2003) as cervejas mais populares da Nova Zelândia e sua fábrica está localizada na região de Marlborough, famosa pela produção de vinhos. O seu fundador Josh Scott, inclusive, é produtor de vinhos e conheceu o universo das cervejas artesanais quando visitou a Califórnia (EUA).
Em seu retorno à Nova Zelândia, Josh Scott começou a degustar as cervejas artesanais locais e constatou que as produções não captavam a verdadeira essência do povo neozelandês. Fato que motivou o agora cervejeiro a começar suas brassagens inserindo também técnicas de produção de vinho como o envelhecimento em barril e a segunda fermentação nas garrafas (com técnicas de champenoise) – além do uso de leveduras utilizadas na fabricação dos vinhos.
As cervejas são produzidas seguindo exclusivamente métodos tradicionais de fabricação e grande parte de seus ingredientes são itens locais – incluindo o renomado lúpulo de Nelson. O resultado? Uma bebida com sabor sofisticado, que ressalta o paladar e facilita a harmonização com pratos tradicionais e modernos
Sabores
A Moa Brewing Company traz para o Brasil oito rótulos que incluem desde cervejas suaves (que podem até ser tomadas no café da manhã) até cervejas premiadas em campeonatos ao redor do mundo. Os sabores são:
LINHA RESERV
Moa Breakfast
Cerveja que mistura malte de trigo, cerejas e lúpulos florais da região de Nelson. É refrescante, frutada e apesar de ter sido feita para ser apreciada no café da manhã da Nova Zelândia, pode ser degustada em qualquer ocasião devido a sua indescritível elegância e fácil harmonização.
Resumo técnico
Estilo: Breakfast Lager
Teor alcoólico: 5,5%
Temperatura ideal para consumo: 4ºC
Moa St Josephs
A cerveja mais premiada da Moa em âmbito mundial, é uma clássica Triple Belga caracterizada pelo forte sabor de especiarias, caramelo e banana, criando sabores e aromas complexos intensificados pelo seu período estendido de condicionamento na garrafa. A combinação do amargor de lúpulos, malte e doces, camuflam o seu alto teor alcóolico.
Resumo técnico
Estilo:Belgian Triple
Teor alcoólico: 9,5%
Temperatura ideal para consumo: 8ºC
Moa Imperial Stout
Envelhecida em carvalho francês, a cerveja é complexa, forte e lupulada ao ponto de possuir mais de 100 IBUs (unidade que define o amargor das cervejas). Apresenta não apenas sabor de café como também de cedro defumado, algumas notas doces e salgadas. É também uma cerveja de reserva, pois quanto mais envelhecida mais palatável ela se torna.
Resumo técnico
Estilo: Imperial Stout
Teor alcoólico: 10,2%
Temperatura ideal para consumo: entre 12º/15º
LINHA STATE
Moa Methode
Cerveja Pilsner cuja fabricação contém leveduras de champagne com um toque final de lúpulos Pacífica e Motueka. O que confere à bebida aromas herbáceos e tropicais.
Resumo técnico
Estilo: Pilsner
Teor alcoólico: 5%
Temperatura ideal para consumo: 6ºC
Moa Blanc
Elegante e suave,esta cerveja utiliza 65% de malte de trigo e 35% de malte de cevada. Baseada no estilo alemão Kristallweizen, porém quebrando um pouco as regras de origem, é fabricada usando o famoso fermento Sauvignon Blanc.
Resumo técnico
Estilo: Wheat
Teor alcoólico: 5%
Temperatura ideal para consumo: 4ºC
Moa Pale Ale
Versão neozelandesa do popular estilo norte americano, esta cerveja ganhou os famosos lúpulos de Nelson: Cascade e Sauvin. Os fortes sabores de lúpulos resultam numa mostra de poderosas notas cítricas, florais e tropicais, aliados ao sabor de puro malte.
Resumo técnico
Estilo: Pale Ale
Teor alcoólico: 5%
Temperatura ideal para consumo: 5ºC
Moa Noir
Fabricada com uma abundância de aromas e sabores distintos. A cerveja apresenta toques de chocolate e grãos de café torrado que dominam os sentidos. Ao final da degustação é notado sabor suave e prolongado.
Resumo técnico
Estilo: Dark Lager
Teor alcoólico: 5%
Temperatura ideal para consumo: 5ºC
Mais sobre a Moa Brewing Company: http://www.moabeer.com/