Se você é um cervejeiro (a) de carteirinha e não troca a sua cerveja por nenhum outro tipo de bebida alcoólica, nós vamos mostrar a você três razões para substituir a sua sagrada cerveja pelo bom e velho vinho.

Sabe o que a cerveja tem em comum com o futebol? É a paixão nacional entre os brasileiros etílicos, mas hoje em dia a cerveja vem perdendo espaço para o vinho, seja ele tinto, branco, rose e até mesmo os espumantes.

 

Os ultimo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), afirma que o Brasil esta na 20° posição do ranking de paises que mais consomem vinho, sendo dois litros de vinho consumidos por pessoa anualmente (dois litros por ano?! Impossível, mas ok)

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no ano passado, mais de 128 milhões de litros de vinho foram vendidos no Brasil. Em 2011, esse número era de pouco mais de 110 milhões de litros.

Estatisticamente, a competição entre o consumo de cerveja e de vinho no país é desleal. O brasileiro bebe em média 80 litros de cerveja por ano, de acordo com dados da Euromonitor. O Brasil é o 17º país entre os maiores consumidores da bebida no mundo. Porém segundo o sommelier Rodrigo Bertin é possível diminuir essa distância entre o consumo dessas bebidas.

Beber mais por menos

As pessoas acham que o vinho sai mais em conta, porém uma taça de vinho equivale a um copo grande de chope e uma garrafa de vinho rende em média 6 taças, o valor gasto em 6 copos grande de chope é muito maior do que consumir uma garrafa de vinho. Então migos, vamos começar a refazer essas contas né?!

Dica: Existem vinhos ótimos no mercado, e não precisa gastar muito, AQUI tem dica

Harmonizando vinho e comida

Muitos de vocês acham que o vinho combina com comidas mais sofisticadas, mas talvez você esteja enganado, o vinho combina com o petisco, pastelzinho, feijoada, pizza e tudo o que você quiser.

Um dos pontos positivos do vinho é que ele não da aquela sensação de estufamento ao contrario da cerveja. O vinho possui propriedades adstringentes que ajudam na digestão de comidas muito gordurosas, como carnes e frituras.

Faz bem a saúde

Já foi comprovado cientificamente que o vinho também é um ótimo aliado da saúde, segundo um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, o vinho pode combater a perda de visão.

O sommelier Rodrigo Bertin, diz que a bebida possui propriedades antioxidantes, ajuda no bom funcionamento do coração e ainda possui ação antienvelhecimento.

“Em se tratando do combate à obesidade, o vinho também é muito mais benéfico, isso porque ele possui mais calorias, porém a quantidade de consumo de vinho se comparado com a cerveja é muito menor”, afirma Bertin.

Agora você tem três razões para substituir, nem que seja de vez em quando, o a cerveja pelo vinho 🙂

COMENTÁRIOS