Domingo de sol senegalês em São Paulo, eu derretendo em casa. Pensei: “por que não fazer uma caipirinha de cerveja?”.  Há tempos eu queria provar a tal “caipibeer” que falam por aí, mas nunca achei em algum bar. Então chutei o balde e resolvi fazer em casa! Aqui você acompanha as receitas (sim, são duas) e o review!

Caipirinha de cerveja “pura”

IMG 4860 1 Receita: Caipirinha de cerveja

Ingredientes:

• 1 limão

• 1 lata de cerveja bem gelada

• Açúcar a gosto

• Gelo a gosto

Preparo:

IMG 4855 1 300x199 Receita: Caipirinha de cerveja IMG 4858 1 300x199 Receita: Caipirinha de cerveja

Corte o limão em quatro partes, removendo o miolo (aquela parte branca no centro dele). É a remoção deste miolo que faz seu coquetel não ficar amargo!

Jogue os pedaços de limão num copo ou caneca, açúcar e utilize um pilão para socar tudo (ui) até formar uma pasta. É válido lembrar que o limão deve ser esmagado pela polpa.

Feito isso, coloque o gelo e complete o copo com cerveja. Aí está sua caipirinha de cerveja no modo mais básico!

Caipirinha de cerveja com vodka

 Ingredientes:

Os mesmos da receita acima, mas com 50 ml de vodka.

O preparo é basicamente como o que postei acima, com a inclusão da dose de vodka. A parte interessante é que quando aprendi esta receita, disseram para crustar o copo. Logo, não consumi no mesmo copo de preparo! Tente utilizar uma coqueteleira ou peneira para não deixar os bagaços de limão caírem no copo.

IMG 4862 1 Receita: Caipirinha de cerveja

O review

Nas duas receitas, a caipirinha de cerveja se mostrou uma bebida muito refrescante e com sabor suave. Cheguei a imaginar que sentiria aquele gosto de cerveja choca, mas isso não aconteceu. A mistura entre cerveja, limão e açúcar faz você tomar um copo quase sem perceber.

Na segunda receita, a adição de vodka faz você ir mais devagar. Por outro lado, o copo com sal e limão na borda te deixa com vontade de “bicar” a caipirinha a todo momento. Talvez por ser mais forte, tenha sido minha preferida.

No final das contas, a grande vantagem desta caipirinha é não deixar alguém bêbado com poucos copos, como ocorre na tradicional caipirinha de cachaça e limão. A caipirinha tradicional, por mais que seja refrescante, provoca aquela “suadeira” por causa da cachaça. Já a caipirinha de cerveja é livre disso.

Imagino que juntando esta época de calor intenso com a suavidade da bebida, seja um bom coquetel para mulheres.

Dicas:

A cerveja que utilizei foi pilsen (Kaiser). Não tenho a mínima idéia de como ficaria com uma escura.

Aprenda aqui no Etílicos a crustar seu copo ou taça

Se você não tem um medidor para a dose de vodka, experimente contar: “1001, 1002, 1003, 1004, 1005, 1006” enquanto serve o destilado no copo. Isso te dá 50 ml!

 

 

COMENTÁRIOS