Você sabe harmonizar queijos e cervejas? Sim, eu disse queijos e cervejas. Um casamento perfeito, harmonização de queijos e cervejas.

Hoje em dia sabemos que cada prato, petisco e doces poder ser harmonizados com uma cerveja especifica, mas a cerveja conseguiu entrar em um mundo antes dominado pelos vinhos, eu estou falando de queijo, todos os tipos de queijos que antes só era bem visto para serem apreciados com vinhos.

A harmonização de queijo com cerveja não é mais coisa de bêbado ou de quem esta inventando moda ou que simplesmente não tem o que petiscar. Esse ato de harmonizar a loira (ruiva ou morena) com queijo não é muito novo é bem old pra falar a verdade, pois segundo o maitre fromager Jair Jorge Leandro muitos países que produzem queijos de qualidade e não possuem condições adequadas para o cultivo de uvas viníferas, como a Grã-Bretanha e Holanda. Mas vendo por outro lado esses países fabricam cervejas especiais a muito tempo, nada melhor que unir o útil ao agradável.

cervejas queijos Harmonização de queijos e cervejas

Motivos para fazer essa harmonização ser perfeita são muitos! a carbonatação (gás) da cerveja ajuda a limpar as papilas gustativas e a cortar a gordura do queijo, explica a beer sommelière Carolina Oda.

Como existe uma variedade imensa de cervejas, isso possibilita tanto a harmonização por contraste (bebida adocicada e queijo salgado, por exemplo) quanto por similaridade (notas amendoadas em ambos os elementos).

Dicas para a harmonização 

  • Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. “Quando falamos em potência na cerveja, falamos em álcool e amargor”, diz a especialista Carolina Oda.
  • Comece sempre com cervejas mais leves e queijos mais suaves, para depois ir para os rótulos mais encorpados e queijos mais fortes.
  • Para todo mundo sair da degustação “inteiro”, limite o número de rótulos a cinco. Uma boa medida é beber de 150 ml a 200 ml de cada tipo de cerveja.
  • Tenha pelo menos três tipos de queijo: um adocicado e/ou frutado (estepe, gruyère e em mental, por exemplo), um mais salgado (parmesão) e outro com fungos (brie, camembert).
  • Sirva água à vontade durante a degustação. Ela serve tanto para limpar o paladar como para amenizar os efeitos do álcool.
  • A temperatura de serviço das cervejas varia de 2 oC a 14 oC. Quanto mais alcoólica e complexa for a bebida, menos refrigeração ela pede. A recomendação para uma porter, por exemplo, costuma ser de 8 oC a 12 oC. Já uma pilsen cai bem estupidamente gelada.

dicas harmonização Harmonização de queijos e cervejas

Agora que você já tem a faca e o queijo na mão esta esperando o que pra fazer uma festinha e convidar os amigos para beber e comer uns queijos icon biggrin Harmonização de queijos e cervejas

Créditos: Casa e Jardim

COMENTÁRIOS