A equipe do Etílicos.com foi convidada para participar de uma degustação do Jameson Irish Whiskey, o whiskey irlandês mais consumido durante Saint Patrick’s day que é comemorado no dia 17 de março.

A apresentação foi comandada pelo embaixador da Jameson no Brasil, o querido Bruno Meirelles.

Tudo começou em 1780 quando o escocês John Jameson, tinha um sonho de fazer um whisky diferente, mas ele não queria produzir um whisky escocês. Ele então se mudou para a Irlanda afim de criar a sua marca e claro o seu whiskey, tudo isso movido a um lema da família “Sine Metu” que significa “Sem Medo”.

jamenson1 Jameson, o whiskey irlandês (Irish Whiskey)

Jameson – Original da Irlanda

Sine Metu é também o significado do brasão que se encontra nas garrafas de Jameson, o símbolo que mais define a família Jameson.

John Jameson então adquiriu a pequena destilaria de Bow Street, localizada na cidade irlandesa de Dublin, e passou a fabricar seu próprio whiskey seguindo o método irlandês de destilação, sendo triplamente destilado, fazendo com que o whiskey seja mais suave e saboroso, muito agradável ao paladar.

Uma curiosidade, em seu rotulo, contém o endereço da primeira destilaria Jameson e além do endereço também tem dois homens trabalhando, isso foi uma homenagem de John aos seus colaboradores que colocaram toda a sua paixão e empenho para produzir o melhor whiskey irlandês. Além de eles trabalharem em uma destilaria que pagava ótimos salários e as melhores condições de trabalho, eles também tinham o privilégio de beber com o chefe, isso mesmo, Jonh fazia questão de beber com seus funcionários, compartilhando seu tempo e lucro, pois lealdade garante qualidade e isso era o que John mais priorizava.

A produção do Whikey Jameson

O Jameson é diferente dos wkiskys escoceses ou americanos, ele é triplamente destilado – a arte de separar o álcool da água  segundo os irlandeses – em alambiques de cobre interligados por serpentinas, que conferem o álcool com a maior pureza e suavidade. Quando o álcool evapora de um tonel, é depositado em outro, passando por esse processo ate o tonel final. A água utilizada em sua produção vem sempre da mesma fonte, pois se mudarmos a água mudamos o gosto original e único do Jameson, sendo assim, água tem gosto e pode mudar o resultado do produto final.

Outra característica importante que diferencia o Scotch do whiskey irlandês, é que o whiskey mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves, utilizando o forno fechado sem defumação.

Para obter esse sabor adocicado e único, o Jameson é descansado em barris onde já estiveram bebidas de bourbon, jerez e vinho do porto. Esse processo é feito para que o álcool receba as características de cada bebida, para depois o liquido ser misturado em um quarto barril, sendo esse de aço para fazer o que o Bruno chama de “casamento”, aonde os grãos vão se conhecer e criar um blend especifico.

O resultado da tripla destilação além da criação daquele blend especifico é uma bebida suave, adocicada, com sabores de baunilha, carvalho e mel, além de um toque picante.

Os grandes feitos eram algo que John Jameson se habituou a alcançar, a Jameson é a maior produtora de whiskey Irlandês no mundo. Ela é responsável por organizar o St. Patrick’s Day – festa que celebra o padroeiro da Irlanda –  comemorado no dia 17 de março batizada de Jameson Global Party, que acontece simultaneamente em 20 países, como Irlanda, África do Sul e Bulgária, mas para nossa tristeza, ela não patrocina o evento no Brasil. #chateado :( 

A data que também é comemorada aqui no Brasil e a cada ano ganha mais adeptos, Por isso o mixologista James Guimarães criou algumas sugestões de drinks para celebrar de uma maneira diferente e descontraída, bem ao estilo Jameson.

ORIGINAL JAMESON

jameson original Jameson, o whiskey irlandês (Irish Whiskey)

Bem original!

1 ou 2 doses de Jameson (50ml cada)

Fatias de laranja

Gelo

Modo de preparo: Encher um copo “OldFashioned” com muito gelo e enterrar 1 ou 2 copos pequenos com doses de Jameson. A idéia é que os copinhos fiquem bem refrescantes. Separar um prato com fatias de laranja com crosta de canela e açúcar. Então, deve-se provar primeiro a laranja e degustar a bebida em seguida.

 JAMEJITO

jameson jamejito Jameson, o whiskey irlandês (Irish Whiskey)

O famoso Jamejito!

Ingredientes:

1 dose (50 ml) de Jameson

10 folhas de hortelã

20 ml de suco de limão

1 colher de chá de açúcar

Modo de preparo: Macerar ou amassar as folhas de hortelã no fundo de um copo ou de uma taça. Adicionar o suco de limão, açúcar e o whiskey Jameson. Acrescentar o gelo emexer bem.

Jameson, o whiskey com um sabor muito mais suave. Por este motivo ele é apreciado por jovens, homens e mulheres, que procuram experiências únicas e diferenciadas.