Hoje nós vamos fazer um tour por alguns países e descobrir seus destilados mais típicos e fortes. Para darmos inicio a esse tour vamos conhecer a Arak, bebida tipica do Oriente Médio.

ARAK

Arak Destilados pelo mundo

Originário do Oriente Médio, o Arak é um destilado produzido com uvas e tâmaras, aromatizado com anis, com teor alcoólico de 40% a 50%. Presente em vários países, pode ter diferentes nomes: o mesmo Arak do Libano e da Siria é conhecido com Raki na Turquia e como Ouzo na Grécia, por exemplo.

Como beber: Normalmente é servido como aperitivo. A forma mais tradicional de consumo é a sua  mistura com água, o chamado “leite de camelo”.

AQUAVIT

aquavit Destilados pelo mundo

Típico da Escandinávia, o Aquavit surgiu na Dinamarca e hoje é produzido em todos os países da região, que engloba, Noruega, Suécia e Finlândia. Assim como a vodka, Aquavit tem alto teor alcoólico (de 40% a 50% ) e pode ser feito com cereais e batatas, mas se diferencia do destilado russo por receber especiarias como o cravo, endro e coentro. Uma curiosidade sobre a bebida remete à época das Grandes Navegações, pois era comum carregar navios que iam à Índia com Aquavit, o tempo de viagem de ida e de volta era o prazo perfeito para o envelhecimento da bebida.

Como beber: é geralmente servido em um cálice e consumido puro.

MESCAL

mescal Destilados pelo mundo

o Mexicano Mescal vem da mesma matéria prima que sua prima tequila, o agave, que é uma planta de folhos longas e pontudas. A tequila, no entanto, deve ser feita com o agave azul. Já o Mescal pode ser produzido com outras variedades de agave e passa por uma única destilação, o que lhe dá um sabor mais rustico do que o sabor da tequila que é tradicionalmente destilada duas vezes. Seu teor pode chegar ate 50% de alcool, o que garante a conservação do gusano, larva que eventualmente é colocada dentro das garrafas de Mescal.

Como beber: Assim como a tequila o Mescal pode ser consumido puro, na clássica combinação de limão e sal em coquetéis. Você pode encontrar mais informações sobre o Mescal em outro post onde falamos somente dele

.

PISCO

pisco Destilados pelo mundo

A origem dessa aguardente de uva, remonta a vila de Pisco no Peru. Posteriormente, os chilenos também passaram a produzir a bebida, o que gerou uma certa rixa entre os dois países: os peruanos defendem que o nome Pisco só deveria se aplicar à aguardente produzida por la. Rivalidades a parte, o Pisco peruano é considerado o de melhor qualidade. A graduação alcoólica fica entre 35% a 45%.

Como beber: O Mais famoso drink com Pisco é o Pisco sour, aqui tem a receita desse delicioso drink, mas recentemente ganhou fama a Piscola, mistura de Pisco com Coca-cola, que não é muito recomendada pelos tradicionalistas.

SHOCHU

shochu Destilados pelo mundo

É uma bebida destilada de origem japonesa que pode ser feita com cerais, como arroz e cavada, ou outras matérias primas como batata doce e mandioca. O Shochu apresenta um sabor muito semelhante ao do seu conterrâneo mais famoso o Saquê., mas o teor alcoolico é bem maior: varia de 25% a 35%. No fermentado de arroz essa porcentagem costuma a ser de 14% ou 15%.

Como beber: Em terras nipônicas, o Shochu é consumido puro. No entanto é uma bebida que permite a combinação com uma infinidade de  complementos.

STEINHÄGER

steinhager1 Destilados pelo mundo

Surgido na região alemã de Vestfália, o Steinhäger (ou Stenhaeger) é um Gim, termo que engloba bebidas a base de zimbro, fruto de um arbusto abundante na Europa. Contém trigo em sua composição é um destilado cristalino, com graduação alcoólica de cerca de 40%. Tradicionalmente sua garrafa é feita de louça ou de vidro escuro.

Como beber: É normalmente consumido puro e gelado ou acompanhando uma cerveja. O Steinhäger tamb´me é uma boa opção para o preparo de caipirinhas.

GRAPPA

grapa1 Destilados pelo mundo

É um tipo de aguardente de uva originária da Itália. Feita a partir do bagaço de uvas utilizadas na produção de vinho, a Grappa ganhou versões em várias partes do planeta, inclusive no Brasil. A graduação alcoólica da Grappa pode varias de 35% e 60%.

Como beber: Uma das combinações mais famosas com a Grappa é a sua mistura com vodka e café.

CALVADOS

calvados Destilados pelo mundo

Originário da França, o Calvados é feito a base de maça. É uma bebida com denominação de origem controlada, isto é, só pode ser produzido em determinadas regiões (Calvados, Pays d’Auge e Domfront, todos na Normandia, no noroeste do país), seguindo uma serie de normas. Quente e aveludado, tem em média 40% de álcool em sua composição.

Como beber: Normalmente é consumido puro. Uma boa dica é flambar um copo de Calvados, apoiado em um pires de açúcar, cravo, canela e cascas de limão.

 

COMENTÁRIOS