Dando continuidade à nossa saga empreendedora como abrir um bar, chegamos a parte 2 de nossa série de postagens especias: Tipos de bares. Após a sua devida identificação com o ramo da botecagem, chegou a hora de decidir o estilo do seu bar.

Leia também: Como abrir um bar: Você tem tino para este negócio?

como abrir um bar parte 2 tipo de bar Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

A variedade de bares e serviços prestados pelos mesmos é enorme, e nós listamos algumas opções que podem se encaixar com o perfil do leitor e com o que ele espera do trabalho atrás do balcão. Leia com atenção e lembre-se que associar gosto pessoal com negócios é muito bom, mas nem sempre é fácil. Muitos sapos serão engolidos, muitas boas idéias serão desperdiçadas, seja por falta de orçamento, seja por falta de uma equipe preparada ou simplesmente pela falta de experiência  no ramo, enfim. As vezes deve-se dar o braço a torcer e acompanhar as tendências do meio, mesmo que por muitas vezes elas não vão de encontro ao seu perfil.

Botecão

08.08.02   boteco brasilia   07 e1316557683723 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Visualize a seguinte situação: fim de expediente, a galera do escritório doida pra tomar uma gelada e todo mundo se reúne pra definir onde vai ser o happy-hour. Qual a primeira opção que passa na cabeça da maioria quando o assunto é cerveja gelada, tira-gosto e amigos? é claro, o boteco.

Se você, amigo leitor, cogita montar um botecão prepare-se mais do que nunca para contratempos. Conscientize-se que você não está abrindo só um bar, mas um ponto de encontro de todo tipo de gente. Do bebum sujo e maltrapilho que toma rabo de galo, ao executivo de terno e gravata admirador de um bom scotch. Você tem que saber atender e lhe dar com todos.

Não é necessário estarmos citando sempre a questão orçamentária. Gastos com matéria-prima, mão-de-obra especializada e capital inicial para abrir seu próprio negócio dependem diretamente do patamar de ambição do futuro proprietário. Quanto maior o investimento, maior o retorno (se a curto, médio ou longo prazo, vai de acordo com o planejamento estipulado inicialmente).

A regra básica para o sucesso de um botecão é a seguinte: mantenha sua cerveja SEMPRE gelada e invista nos tira-gostos. Ter um cardápio com muitas opções e todas de qualidade é tão importante quanto servir uma cerveja estupidamente gelada.

Bar Americano

imgPhebes1 e1316557859485 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Se a sua idéia é montar um bar clássico, com uma decoração bem elaborada e distribuída, e um clima remetente ao NOIRE, essa é a melhor opção. O proprietário de um bar americano (ou American Bar) tem por obrigação transformar o ambiente de trabalho em algo aconchegante, onde o cliente se sentirá confortável, apreciando um bom drink como se estivesse no bar de sua casa. Uma área para fumantes é indispensável nesse tipo de estabelecimento. Normalmente, o destaque do atendimento nesse estilo de bar é a própria atuação dos profissionais envolvidos, com o devido destaque para o barman, é claro, a principal estrela do local.

DICA: que tal algumas sinucas no projeto de decoração?

Bar dançante

back3 e1316558092719 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Também chamado de discoteca. tem sua clientela formada por 99% de jovens, que buscam diversão ao som dos dj’s ou dos grupos musicais contratados pela casa. Por falar nas atrações musicais, além de se preocupar com a administração, é de suma importância que o proprietário esteja a par das tendências e artistas em ascenção.

Dica: ouça seus clientes. Procure saber o que eles mais gostam de ouvir e foque naquele estilo (com oportunas variações, é óbvio).

Pub

pub interior Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Confesso que sou meio suspeito para falar de um Pub. Amante confesso de uma boa cerveja, é natural que esse seja um de meus estabelecimentos favoritos. Com características muito particulares, os Pub’s são de origem inglesa e têm como especialidade da casa a boa e velha cerveja.

O estilo londrino é o mais famoso, com madeiras escuras realçadas pelo brilho do latão. Na teoria os pubs são “pequenos bares com restaurante, com área em torno de 80 m2, voltados para o público das classes A e B com mais de 25 anos de idade”. É claro que hoje em dia não há distinção de idade nesses bares, e prova disso é o sucesso que os Pub’s fazem entre os jovens, principalmente nos grandes centros.

O forte de um Pub Bar, além da cerveja e destilados, é o cardápio de preços convidativos, com diversas opções que variam entre petiscos, frios, sanduíches e pratos quentes. Tudo para aproveitar o potencial criado pelo tradicional habito do happy hour e o respeitável consumo nacional de cerveja, hoje ao redor de 50 litros per capita/ano.

Wine Bar

DSC02390 e1316559160378 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Taí um tipo de bar interessante e com grande probabilidade de sucesso. Como o próprio nome diz (bar de vinhos), a especialidade da casa é a carta de vinhos, Nacionais e importados da maior variedade possível, servidos em taças ou em garrafas.

É claro que você não precisa limitar suas opções etílicas ao vinho. Cervejas (principalmente as especiais) e destilados podem completar perfeitamente seu arsenal de bebidas. Quanto ao menu, algumas pequenas refeições como lanches ou tábuas de queijos se encaixam perfeitamente.

O Brasil é um dos grandes produtores de vinho no mundo e com uma vasta variedade. Saber aproveitar desse potencial é o segredo do sucesso para esse modelo de estabelecimento.

Cyber café

21689313 7f29190443 e1316559390714 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Em tempos de redes sociais a mil por hora, nada melhor do que investir em um cyber café. Criação recente do mundo moderno, a proposta aqui é associar a web com os prazeres proporcionados por um bom bar. Acessar sua conta do facebook apreciando um chopp gelado, realizar uma pesquisa da faculdade tomando um bom capuccino (um bar não precisa necessariamente servir somente bebidas alcoólicas), enfim, tudo relacionado a internet e boteco em um só lugar.

AVISO: a probabilidade de se encontrar NERDS bêbados nesses locais é muito grande.

Beer Bar

large beer e1316559547858 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Segue os mesmos moldes do já citado Wine Bar, só que aqui a especialidade da casa é a cerveja. Um Beer Bar de respeito, deve abrigar a maior variedade possível de tipos, sabores e nacionalidades de cervejas diferentes. Apostar no visual rústico é uma boa, mas optar por uma decoração um pouco mais moderna (letreiros luminosos, música eletrônica…) evita que seu Beer Bar seja confundido com um Pub Bar.

Em países como Portugal, esses bares também são conhecidos como cervejarias, o que no Brasil não serviria de sinônimo, visto que cervejaria por aqui é outro tipo de estabelecimento comercial.

Pool Bar

Dreams beach pool bar Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Um sonho. É assim que defino um Pool Bar (Bar-piscina). Garanto que tem muito marmanjo por ai pensando como eu: Sol, bar na piscina, mulherada, comida farta e uma bartender de biquini mínimo preparando drinks maravilhosos. Pronto, chega de sonhar e vamos logo voltando a realidade.

Geralmente presente em hotéis 5 estrelas, o Pool Bar é localizado ao lado da piscina do hotel, muitas vezes dentro da própria piscina. Sua especialidade é servir drinks resfrescantes e petiscos variados, tendo como especialidade os frutos do mar (principalmente nas regiões de litoral).

DICA: ter um bom estoque de vodka é de grande valia nesse estilo de bar. Ela é indispensável para a composição de drinks com frutas tropicais (caipirinhas por exemplo), pedida muito comum em dias de sol.

Bar-restaurante

spots e1316559937271 Como abrir um bar: Qual tipo de bar abrir?

Como o próprio nome diz, se trata de um estabelecimento que se propõe a dividir seus serviços entre um bar e um restaurante (RÁ, não diga). Aqui, a atenção com a galera do tira-gosto e da cerveja gelada deve ser a mesma com aquela família que resolve realizar o tradicional almoço de domingo no seu restaurante.

Refeições completas, self-service, pratos prontos, rodízio de massas e carnes, comida japonesa, enfim. Seja qual for a sua linha de trabalho a atenção com a higiene é indispensável. A qualidade no atendimento também é outro ponto importantíssimo, visto que a sua equipe profissional (principalmente os garçons) serão os responsáveis diretos pelo primeiro contato com sua clientela, sendo assim, a educação é imprescindível.

DICA: música ao vivo é sempre uma boa pedida nesses ambientes.

Esses foram apenas alguns tipos de bares disponíveis no mercado botequeiro. Se você ainda deseja montar seu próprio negócio espero ter ajudado de alguma maneira. Força de vontade, paciência, muito trabalho e por que não, um pouco de sorte, são ingredientes obrigatórios para abrir e manter o seu bar. Vale lembrar também que se deve estudar a localização e o entorno do seu estabelecimento antes de escolher qual tipo de bar abrir. Não adianta abrir um Pool Bar em uma cidade muito fria ou um pub sofisticadíssimo em uma área carente.

COMENTÁRIOS