Nada como saborear algo que combine com o inverno, e chocolate combina muito com o inverno, tanto que existem muitas cervejas que harmonizam com chocolates uma delas é a Kriek, cerveja feita a base de cerejas.

Hoje não falaremos da Kriek, cerveja pela qual eu sou muito fã, mas vamos fazer uma mistura entre duas paixões, o chocolate e a cerveja e encontrar um brownie deliciosamente feito com framboesas e Guiness.

Antes mesmo de você comerem essa delicia o vermelho das framboesas e o negro do chocolate já dão aguá na boca. Visual muito atiçado.

guiness brownie 1 of 1 Brownies de Guinness e framboesas

Brownies de Guinness com framboesas

Ingredientes:

  • 180g manteiga sem sal cortada em pedaços
  • 200g chocolate amargo – 70% cacao, cortado em pedaços
  • 200g açúcar refinado
  • 125g farinha de trigo peneirada
  • 40g chocolate em pó peneirado
  • 1 colher chá fermento para bolo
  • 3 ovos levemente batidos
  • 200ml Guinness*
  • 200g framboesas**

*se não tiver utilize uma cerveja preta, mas que não seja adocicada

**caso só tenha framboesas congeladas, só as acrescente na hora final
Utilize uma forma de 22 x 22 untada e forrada com papel ‘ amanteigado’

guiness brownie 5 of 1 Brownies de Guinness e framboesasPreparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Derreta a manteiga junto com o chocolate em uma tigela em cima de uma panela com água fervendo. Não deixe que a água toque o fundo da tigela. Mexa só de vez em quando. Enquanto isso ponha a farinha de trigo, chocolate em pó, açúcar e fermento numa bacia e misture com uma colher. Quando o chocolate e a manteiga estiverem completamente derretidos desligue o fogo e jogue a mistura por cima da mistura de farinha.

Com uma espátula misture tudo para que os ingredientes virem uma massa. Vá acrescentando os ovos ao poucos e bata bem para que a mistura fique bem encorpada.

Por fim ponha a cerveja Guinness e misture com uma colher de pau até ficar com uma massa uniforme. Pode parecer que não vai ficar, mas bote fé porque fica.

Derrame a massa na forma preparada e ponha as framboesas por último, empurrando cada uma para dentro da massa com os dedos. A receita original mandava misturar tudo na massa, mas sempre acabava ficando com uma bola de framboesas. E elas se concentravam mais em certas partes. Colocando no final e na massa pronta, acho que fica mais fácil distribuí-las igualmente,  e o resultado e mais uniforme.

Asse por uns 25/30 minutos. Faça o teste do palito só que desta vez você vai querer um palitinho levemente melado. Retire do forno e deixe esfriar na forma antes de passar para a grelha. Peneire chocolate em pó por cima dos brownies, parta e sirva.

Não se esqueça de comer e deixar um comentário aqui dizendo o que achou icon biggrin Brownies de Guinness e framboesas

COMENTÁRIOS