Nós sabemos! trata-se do escocês single malt (puro malte, destilado em apenas uma destilaria) Old Pulteney, de 21 anos, que conquistou 97,5 pontos (de uma escala até 100) na Jim Murray’s 2012 Whisky Bible, um dos principais guias de uísque do mundo.

op 17 Você sabe qual é o melhor uísque do mundo?

O próprio Jim Murray (especialista renomado em uísque) experimentou mais de 1,2 mil amostras de bebidas até chegar ao veredito. Escolheu o Old Pulteney afirmando que a bebida “explode no copo com vitalidade, carisma e classe”.

O premiado uísque é envelhecido em barris de carvalho americano e engarrafado na destilaria Pulteney, em Wick, uma pequena cidade pesqueira no extremo norte da Escócia.

O curioso é que nem tudo foram flores na atribulada história da destilaria Pulteney. Uma votação na região de Wick proibiu a venda de bebidas alcoólicas em 1922, uma proibição que duraria 25 anos. Com a queda na demanda por uísque, a destilaria fechou em 1930, mas reabriu em 1951, depois que a proibição foi derrubada em uma nova votação.

Devido a todos os problemas enfrentados pela destilaria, o depoimento emocionado de um de seus porta-vozes resume todo o sentimento da equipe envolvida na fabricação do melhor uísque do mundo: “Estamos muito satisfeitos com este prêmio. É uma homenagem à arte tradicional que temos aperfeiçoado através dos séculos e também ao caráter único que a cidade dá ao nosso uísque”.

COMENTÁRIOS