intro Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

O Natal já passou, mas sempre tem aquele amigo (a) que você esqueceu-se de dar um presente ou realmente não teve tempo. Uma opção elegante e gostosa é dar um vinho, seja ele espumante, tinto ou branco, que pode ser aberto durante as festividades ou guardado para uma ocasião ainda mais especial.

Com as dicas do sommelier Artur Azevedo, da Associação Brasileira de Sommeliers, apresentaremos a vocês 10 rotulos sugeridos por 10 importadoras . A lista contém vários tipos e nacionalidades da  bebida para toda sorte de pessoa. Confira.

Champagne Deutz Brut Classic

1 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Produzido na cidade de Ay, na região de francesa que dá nome à bebida, esse champagne tem coloração amarelo-palha e suas bolhas são finas, em forma de rosário. O cheiro remete a flores brancas e aubépine (típicas do lugar), pão tostado, marzipã e peras e maçãs maduras. Já o gosto é seco, encorpado e com acidez pungente.

Tendo um final de boca longo e intenso, que salienta os sabores, o “Champagne Deutz Brut Classic” vai bem com aperitivos, queijos moles, peixes, como salmão e linguado, carnes brancas e vitela. Na importadora Casa Flora, o preço é de 180 reais.

 

Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2006

2 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Produzido no coração da Toscana, na Itália, o tinto “Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2006” é feito pela família Antinori, que faz vinhos há mais de 600 anos. Sua coloração é vermelho-rubi intenso e sua prova mostra uma bebida com bastante tipicidade das uvas, notas de baunilha e chocolate, taninos macios e doces, e final longo.

Esse vinho combina com entradas e antepastos, massas com molho de tomate e carne assada. A temperatura ideal para consumo é de 20°C. Indicado pela importadora Winebrands, o rótulo custa 111 reais.

Onkaparinga Grenache 2007

3 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Do produtor australiano Clarendon Hills, o vinho “Onkaparinga Grenache 2007” é um tinto seco, cujos aromas são sutis, que remetem a cerejas e framboesas maduras, com notas de rosa, mescladas com chocolate e carvalho tostado.

Esse rótulo combina com carnes vermelhas grelhadas, queijos macios (gouda e emental, por exemplo), paleta de cordeiro e aves com molhos consistentes. Na importadora Viníssimo, a garrafa custa 362 reais.

Château Valandraud

4 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

O “Château Valandraud” é um típico vinho de garagem, ou seja, tem uma pequena produção e passa por cuidados e técnicas muito específicas, que dão origem ao que também é chamado “vinho de autor”. Esse rótulo foi criado pelo casal Jean-Luc e Murielle Thunevin Andraud em vinícolas francesas.

O visual deste vinho é arroxeado, seus aromas são de frutas negras, ameixa, cassis, tabaco e baunilha. Os taninos são aveludados, com boa acidez e final longo. Para o criador da bebida Jean-Luc, o rótulo combina com pratos simples, com batatas e trufas. Na importadora Casa do Porto, ele custa 1.320 reais.

Substance Blanc de Blancs

5 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

O “Substance Blanc de Blancs”, indicado pelo sommelier André Luiz Zangerolamo, é um produto de Jacques Selosse e tem origem na região de Champagne, na França. As uvas usadas para fazer a bebida são do tipo Chardonnay, que compõem uma bebida de cor amarela, com reflexos dourados, bolhas finas e persistentes.

O aroma é intenso, mas fresco, com notas amadeiradas e toques de castanhas assadas e couro, enquanto, na boca, é um líquido encorpado, com boa cremosidade, toques cítricos e amadeirados, e um final persistente. As comidas que mais combinam com esse champagne são blinis com caviar, lagosta, vieiras gratinadas e king crab. O valor, na importadora World Wine é 1.500 reais.

Ninquén Especial 2007

6 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Produzido no Chile, o vinho “Ninquén Especial 2007”, da vinícola de mesmo nome, tem coloração vermelha-rubi profunda, aromas de amoras maduras, com toque de anis e cedro. Na boca, esse tinto tem harmonia e profundidade, com notas de amora madura, cereja preta e groselhas maduras. Os taninos são mastigáveis no final, que dão a estrutura à bebida. O preço desse rótulo é de 160 reais, na importadora Bruck.

Ferrari Maximum Brut

7 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

As uvas Chardonnay são a matéria-prima do espumante “Ferrari Maximum Brut”, produzido pela Ferrari em vinhedos de Trento, na Itália. Sua cor é palha, com reflexos dourados e brilhantes, suas bolhas são finas e duradouras. Na boca, o sabor revela toques de avelãs e crosta de pão, com textura cremosa, harmônica e persistente.

As receitas ideais para acompanhar o espumante são carpaccio de robalo, trilhas fritas, grelhado de lagostins e cogumelos frescos, lulas recheadas com alho, salsinha e pão banhado no azeite extra-virgem, tempurá, sushi e sashimi. Na importadora Decanter, o “Ferrari Maximum Brut” custa 167,90 reais.

Valbueña 5º Año Reserva 2004

8 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Do produtor Vega Sicilia, maior e mais respeitado da Espanha, o tinto “Valbueña 5º Año Reserva 2004” é um vinho encorpado, feito com uvas Merlot e Malbec. Sua maturação é feita por 24 meses em barricas de carvalho, seu sabor é complexo, bem talhado, com boa concentração e frescor, além de um longo final de boca.

Esse tinto combina bastante com cordeiro e carnes vermelhas. Na importadora Mistral, seu preço é de 389 dólares (ou 723 reais).

Brunello di Montalcino Cerretalto 2003

9 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

O “Brunello di Montalcino Cerretalto 2003” é um produto da vinícola Casanova di Neri, na Toscana, Itália. Depois de ficarem 21 dias em tanques de aço inox, as uvas colhidas para fazer esse vinho tinto amadurecem por 27 meses em barricas de carvalho francês e, depois, mais 30 meses em garrafa. Isso dá à bebida uma cor granada escura, um aroma intenso, com notas de fruta passa, grafite, lavanda e canela.

Na boca, mostra ter bom corpo, taninos finos e secos, e profundidade de sabores e aromas. Seu sabor combina com molhos ao funghi, carnes de caça e ragu de rabada. Na importadora Expand, custa 890 reais.

AALTO PS (Pagos Seleccionados)

10 Vinhos, Espumantes e Champagnes para dar de presente

Saído de vinhedos de mais de 60 anos e envelhecido em tonéis de carvalho francês por 32 meses, o tinto “AALTO PS (Pagos Seleccionados)” tema cor rubi muito intensa. Seu aroma mistura frutas negras, violetas, torrefatos com notas minerais, tabaco, chocolate e cacau.

Na boca, os taninos são sedosos e maduros, com boa acidez, gosto longo e notas de frutas, alcaçuz e defumados. Seu sabor tem grande harmonização com carnes em geral. O preço, na importadora Península Vinhos, é de 728 reais.

 

 

COMENTÁRIOS