Quem curte cerveja já se deparou com tal situação: Domingão, futebol na tv com os amigos, aperitivos, cervejinha gelada…quando de repente alguém (geralmente preguiçoso) diz: “acabou a breja, fulano, vai lá e pega outra no congelador…” É nessa hora que você, todo prestativo, se dirige à geladeira com a maior boa vontade do mundo, abre o freezer, pega a garrafa no melhor estilo “like a boss” e, do nada, escuta aquele urro bizarro vindo da sala, como se estivessem estripando um animal selvagem: “no meio nããããoooooooo…!!!”. Pois bem, amigos, essa é uma triste realidade.

Pra quem não entendeu esse “no meio nããããooooo….!!!” calma, não se trata de um comentário de cunho pornográfico/homossexual, mas sim naquela velha e conhecida história de que não se deve retirar uma garrafa de cerveja do congelador pegando-a pelo meio, pois assim ela congelaria. De fato isso realmente ocorre, e a explicação você fica sabendo agora.

frozenbeer Utilidade pública: Por que a cerveja congela quando a tiramos do congelador?

“No meio nããããoooooo….!!!”

A ação do CO2

A cerveja, em seu processo de fabricação, recebe a adição de gá carbônico (CO2), que aumenta a pressão dentro da garrafa. O gás está presente em seu interior em duas formas: uma parte no espaço onde não há líquido e o restante dissolvido dentro da cerveja.

A pressão e as baixas temperaturas fazem com que uma quantidade maior do gás carbônico permaneça no líquido. Em certas temperaturas pouco abaixo de zero grau Celsius, essa mistura fica em um estado bastante instável, chamado de sobrefusão, em que uma pequena alteração na temperatura basta para congelá-la.

Tal informação nos explica o porque de ao segurarmos uma garrafa pelo bojo ela acaba congelando. O calor de nossas mãos faz com que mais gás carbônico dissolvido na cerveja passe do estado líquido para o gasoso, sendo liberado. Isso reduz ainda mais a temperatura do líquido, que acaba congelando. Quando, porém, seguramos a garrafa pelo gargalo, a alteração é mínima e a cerveja permanece líquida.

Então, nada de bancar o vacilão e congelar sua próxima cerveja por bobeira. Lembre-se: Para retirá-la do congelador, só pelo gargalo.

via bebidaliberada

COMENTÁRIOS