Era só uma questão de tempo para que o twitter passasse a exigir tal prática. Agora, como acontece em qualquer site de bebidas alcoólicas, o twitter passará a emitir uma mensagem direta para que o futuro seguidor de um perfil alcoólico confirme sua maioridade. Os chamados age-gates, agora também farão parte do universo dos 140 caracteres. Mas, verdade seja dita, é pura conversa pra boi dormir.

Isso porque a aceitação ou não no perfil dessas bebidas dependerá, única e exclusivamente, da honestidade do pretendente a seguidor. Ou seja, se você for menor de idade e quer muito ficar por dentro das novidades de uma famosa marca de cerveja, por exemplo, basta dizer, em alguns (falsos) cliques, que você já tem 18 anos. Simples assim.

Toda essa conversa funciona mais como uma jogada de marketing, uma espécie de auto-regulamentação da indústria. A empresa diz que só maiores de idade podem acessar seu conteúdo, você mente descaradamente dizendo ter 18 anos ou mais, segue aquele perfil, seu número de seguidores aumenta, ele acaba ficando dentro da regularidade e todos ficam felizes. Simples assim.

age1.jpg.pagespeed.ce .TLSyD1iL2M e1343046990411 Twitter passa a exigir verificação de idade para seguir perfis de bebidas alcoólicas

age2.jpg.pagespeed.ce .DEPmUvSySU Twitter passa a exigir verificação de idade para seguir perfis de bebidas alcoólicas

“tenho 17, mas aqui no twitter completei 18 semana passada…e aí?”

Diversas entidades estão insatisfeitas com o modo como tudo isso ocorre, alegando não impedir em nada que menores de idade tenham acesso a esses perfis. O Facebook e YouTube também fazem uso das age-gates para acessar conteúdos de bebidas alcoólicas, mas nesses casos o processo é ainda mais simples, uma vez que o usuário precisa preencher a data de nascimento no momento da criação do perfil na rede social.

Fonte: Brainstorm9

COMENTÁRIOS