O verão talvez seja a estação do ano mais propícia para se conjugar o verbo “Beber”. Naturalmente, as altas temperaturas exijem que seu corpo seja hidratado constantemente, e é claro que você não vai fazer isso com café ou qualquer outra bebida quente.

Seu organismo clama por um drink refrescante, que aplaque um pouco aquela sensação térmica sufocante característica da estação. E para isso amigos, eu tenho uma excelente sugestão: Que tal um Frozen no verão? (#rimafail).

36a190f69caa7791 frozen drinks.preview Que tal um Frozen no verão?

Muito além da aclamada “margarita Frozen”

O frozen pode ser classificado como um intermediário entre o coquetel e a raspadinha, e sem dúvida o mais famoso deles é a “Margarita frozen“. A perfeita combinação de bebida muito gelada, suco de limão e tequila é uma das mais famosas e pedidas em regiões praianas do México e Caribe, por exemplo.

acrylic frozen margarita Que tal um Frozen no verão?

Margarita Frozen

Tudo bem que é uma delícia, mas nem só de limão se fazem margaritas. Abacaxi, frutas cítricas e até manga são perfeitamente combináveis com gelo moído e uma boa tequila (prata) em mãos. O problema aqui é saber dosar os ingredientes de maneira correta.

Todo cuidado deve ser tomado para que o sabor da fruta não se sobreponha ao sabor da tequila. A manga por exemplo. Preparar uma “mangorita” (margarita de manga) não é lá tão simples. A fruta já é de sabor forte e se estiver bem madura então, aí o buraco é mais embaixo. Portanto, muito cuidado ao escolher sua fruta.

O fator “gelo picado”

Sim, o gelo picado é um problema. Claro que não será um problema se você simplesmente pedir uma margarita qualquer em um bar à beira da praia, num quiosque, enfim. O estabelecimento geralmente conta com maquinário disponível para o serviço. O tenso aqui é preparar seu frozen em casa.

Sei que você está pensando “simples, é só tacar o gelo no liquidificador e tá tudo resolvido”. Trágico engano. A probabilidade de aposentar seu liquidificador por invalidez é muito grande. O segredo está no tamanho do seu gelo.

Procure utilizar gelos menores ou quebrar os maiores em um pano antes de jogá-los indiscriminadamente no seu pobre liquidificador. Por pior que seja o sabor de seu frozen (ou não), a textura pelo menos ficará a mesma do boteco.

012 e1322240775917 Que tal um Frozen no verão?

Procure quebrar seu gelo em pedras menores antes de jogá-lo no seu liquidificador

E por falar no maquinário…

Óbvio que preparar seu drink frozen em maquinário adequado é muito melhor. Caso pretenda investir no seu evento (cujo destaque seja o frozen, é claro) existem empresas que alugam máquinas profissionais para auxiliar na confecção de suas bebidas. Elas moem o gelo e ficam misturando os ingredientes constantemente, além de impedir que o mesmo derreta. Caso queira adquirir uma dessas máquinas, prepare seu bolso: elas custam a partir de R$ 3.000.00.

Há também as domésticas, que são menores e funcionam como um liquidificador, misturando todos os ingredientes e moendo o gelo em menor escala. Essas custam a partir de R$ 390,00.

g imgCA6TMPWK.gif Que tal um Frozen no verão?

Uma dessas seria bom lá em casa…

Receitas tradicionais, criações originais

As margaritas são exemplos claros de sucesso desses drinks gelados. Sua textura e sabor (independente da fruta) combinam perfeitamente com o verão. Mas isso não quer dizer que você não pode explorar seu lado criativo e experimentar variações interessantes nas  receitas originais. Muito pelo contrário.

Alguns especialistas em drinks indicam que se deve ter uma receita base do coquetel, mais “curtinha”: cerca de 100ml da bebida escolhida (particularmente opto pela tequila), bastante gelo picado e a fruta opcional (repito: cuidado com a fruta escolhida e sua quantidade). O resto é improviso. Adicione sorvete, lichia, cointreau, enfim, o que seu paladar etílico desejar.

Vamos aos exemplos práticos de todo esse blábláblá dito até agora. As receitas aqui expostas são passíveis de modificações, caso algum ingrediente não seja de seu agrado:

Margarita Frozen: Alguém tinha dúvida de que começaríamos com ela? A receita-mãe de todas as margaritas. Impossível não babar só de olhar pra esse drink.

margarita frozen Que tal um Frozen no verão?

INGREDIENTES:

  • 1/2 dose de Cointreau
  • 1 dose de suco de limão
  • gelo a gosto
  • 1/2 dose de tequila prata

MODO DE PREPARO:

Passe os ingredientes pelo liquidificador com o gelo e sirva em taça grande para coquetéis crustada com sal.

Decore com uma rodela de limão.

Morango Frozen: Falou em morango todo mundo se amarra. Essa receita usa vodka ao invés de tequila e achei perfeita para aquelas pessoas que não curtem o forte sabor da bebida mexicana (o que é bem difícil).

Margarita Frozen e1322241753197 Que tal um Frozen no verão?

INGREDIENTES:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200ml de vodka
  • 200ml de vinho
  • 6 morangos
  • 1 limão espremido
  • açúcar a gosto (ideal ser bem doce)
  • bastante gelo

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o suco de limão e o açúcar (separe um pouco do açúcar). Use o suco de limão e o açúcar (separado) para crustar sua taça. Sirva.

Mangorita (ou Margarita de manga): O tão temido frozen de manga. Mas sem mistérios. Basta escolher uma fruta não muito madura que tudo se resolve.

2881761975 a9aa44cf73 e1322241963762 Que tal um Frozen no verão?

INGREDIENTES:

  • Suco de manga (a quantidade fica a cargo do bebedor)
  • xarope de açúcar
  • 1/2 dose de rum
  • bastante gelo picado

MODO DE PREPARO:

Despejar os ingredientes em um liquidificador e atentar-se ao gelo. A partir do momento em que o mesmo ganhar consistência cremosa já está pronto para ser servido.

Daiquiri Frozen: Um dos meus prediletos. Drink a base de rum e que opto por acrescentar um triple sec (não obrigatório). O visual também é bem convidativo.

frozen daiquiri.png DisplayImage e1322242264530 Que tal um Frozen no verão?

INGREDIENTES:

  • 3 colheres de sopa de Rum
  • 1 colher e 1/2 de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de triple sec
  • gelo picado

MODO DE PREPARO:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade média por 15 segundos. Sirva em copo tipo coquetel gelado.

CHUPA, CALOR!