Responda rápido: Que tipo de bebedor é o teu pai? Daqueles que bebem socialmente, só pra desfrutar do momento e de uma boa conversa, ou é um pé-de-cana daqueles famosos, que tem conta e apelido no boteco!? Talvez seja daqueles que só bebem em ocasiões realmente especiais – formatura dos filhos, aniversário de casamento – ou quando quer dar aquela “namoradinha” esperta com a tua coroa (não se iluda, os teus pais transam SIM!).

Com a proximidade do dia dos pais, nós da equipe Etílicos resolvemos homenagear nossos autênticos heróis da vida real, em especial aqueles que curtem um gorózinho de vez em quando. Uma lista de bebidas que assimilam bem as características de cada papai etílico aqui presente.

Para o pai “tradicional”…drinks com café

MI-Irish-Coffee-glass

Se o teu pai é do estilo “incansável” – aqueles trabalhadores, sempre dispostos e que se desdobram para conciliar o trabalho com o papel de chefe da família – nós temos a escolha certa para ele: drinks com café.

Ser o “macho alpha” da casa requer esforço e muita disposição. Geralmente esse tipo de homem vem de uma origem muito tradicional, em alguns casos bem conservadora, onde a figura do pai é o alicerce para a base de toda a família, onde as responsabilidades e direcionamentos do lar (na maioria das vezes) sempre passam por seu aval. O trabalho representa a sua segunda casa, de onde tira o sagrado pão de cada dia, o molde de seu caráter e imagem perante a sociedade de maneira geral.

Dessa forma, respeitando o formato da tradicional família brasileira (e obviamente respeitando os diferentes formatos das mais diversas famílias), escolhemos o Irish coffee, um drink que leva café em sua composição, para o teu coroa estar sempre disposto às atividades do dia-a-dia, sejam elas no seu trabalho ou bancando o poderoso chefão do lar…isso, claro, se a digníssima esposa não botá-lo pra lavar a louça do almoço.

Ingredientes:

  • 40ml de uísque irlandês
  • 80ml de café quente
  • 30ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Em um copo para preparos quentes (há um desenvolvido para Irish coffe), coloque o café quente, o uísque e acrescente o açúcar mascavo. Cubra com o creme de leite fresco e enfeite com grãos de café.

Para o pai baladeiro…Vodka

frito5

Isso é bem óbvio. Se o teu pai costuma te envergonhar nas baladas, dançando freneticamente feito um tiozão com crise epilética, bêbado e suado parecendo uma tampa de chaleira, com certeza a culpa é da vodka!

E já que o assunto é balada e vodka, nosso bartender oficial (o PJ) selecionou o excepcional “White Russian”  para homenagear os pais baladeiros. Se for pro teu coroa te constranger na frente da rapaziada, que ao menos ele faça isso em grande estilo, chapando o melão com o drink favorito do “grande Lebowski“. Teu pai vai se sentir o verdadeiro “dude” da parada.

lebowski white russian

O “dude” recomenda…

Ingredientes:

  • Um copo baixo, estilo caipirinha
  • Vodka
  • creme de leite
  • leite
  • gelo a gosto
  • licor de café

Modo de preparo:

Ponha umas três ou quatro pedras de gelo na sua coqueteleira. Sirva 3 doses de creme de leite e uma de leite*. Bata o creme e o leite na coqueteleira o suficiente pra gelar a parede mas sem exageros. Rapidamente encha o copo com gelo, sirva cinco doses de vodka e uma de licor de café, nessa ordem, para que o licor não precipite no fundo e o drink fique forte. Mexa com uma colher.

Pegue esta mesma colher e vire-a com as costas para cima. Encoste levemente sua ponta na mistura de vodka com licor e na parede do copo, deixando suavemente escorrer a mistura de creme de leite com leite. Esse movimento fará com que os ingredientes não se misturem e você tenha um lindo drink de duas cores que misturará tudo durante o gole. É um pouco trabalhoso mas a apresentação da bebida fica maravilhosa.

kahlua-white-russian-highlighted

*A utilização do leite e do creme de leite em conjunto é importante para que tenhamos um drink mais fluído e de textura macia. Caso queira usar um ou outro não há problema algum.

Para o pai “maduro”…um bom vinho

3326120667_6bdfd1fea3

“Os homens são como vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.” Clarice Lispector…sacanagem!

A frase acima encaixa perfeitamente para o pai “maduro”. O patriarca da família, aquele homem que transborda sabedoria e segurança, o “Don Vito Corleone” personificado…tirando a parte dos assassinatos, da máfia e tal :).

Para esses homens – pais, avôs, esposos – um belo vinho é a pedida certa. Encorpado, cheiroso, de rótulo e sabor inconfundíveis…escolha bem o vinho do teu super-homem.

E por falar em escolher bem, seria muito clichê de minha parte indicar algum Chileno, Argentino ou o tão aclamado vinho do Porto, esses já são de excelência conhecidamente inquestionável. Minha dica é de um vinho nacional que está entre os melhores do mundo, o Aurora espumante Moscatel, que além da qualidade é de um preço incrivelmente acessível, algo em torno dos R$25,00. Vale muito a pena conferir!

É ótimo, é barato e é nacional!

É ótimo, é barato e é nacional!

Para o pai “relax”…CERVEJA, é claro!

pai-e-filho_capa

Se o teu pai é daqueles que não esquenta com nada…não tá nem aí pra hora do Brasil, pra crise, Dilma, lava-jato, Obama, Estado Islâmico, Gol da Alemanha, enfim…não quer saber de p%r#@ nenhuma…provavelmente ele tem apenas uma preocupação no dia: se a breja vai estar trincando na hora de molhar o beiço! Pra ele, tanto faz quem é o defunto, ele quer é chorar…tanto faz qual é a cerveja, ele quer é beber!

E já que a vibe do coroa é ficar de boa, livre das preocupações e do estresse do dia-a-dia, nada melhor que uma boa cervejinha pra presenteá-lo nessa data. Afinal, quer bebida mais “relax” que a cerveja!? Maaaaaaaaas…em se tratando de uma bebida tão versátil, vamos dar mais de uma dica de breja pro seu pai cultivar aquele calo sexual no lugar da barriga. Anota aí:

  • Wals Petroleum: Uma cerveja forte em todos os aspectos. Não tem jeito, o que mais chama a atenção logo de cara é a sua apresentação. Com uma garrafa arrolhada e uma cerveja de cor de piche nada translucida (parece óleo queimado), o que por si só já desperta a curiosidade. Do estouro da rolha até o liquido denso que sai da garrafa, seguido de um colarinho marrom avermelhado que gruda no copo. É de fato uma cerveja de presença. O sabor também não fica trás, nos apresentando um surpreendente “mix” de toques de café torrado com chocolate amargo. Ideal pro pai que curte uma breja diferente, forte, exótica. Dá pra tirar aquela onda com os amigos do boteco! Review aqui.download
  • Baden Baden IPA: Uma cerveja ideal para o pai moderno, que adora um fast food. Isto porque essa American Indian Pale Ale harmoniza perfeitamente com hambúrgueres de carne bovina, comida mexicana, como taco e burritos, além de uma suculenta picanha ou entrecotê grelhado. De coloração acobreada e amargor potente, essa Baden Baden está disponível em garrafas de 600 ml e apresenta teor alcoólico elevado (6,4%). Uma boa pedida para os pais solteirões convictos, que não têm muito talento tempo pra cozinha.download (1)
  • Way cream porter: Essa é uma dica do Hugo – o cervejeiro oficial do etílicos – o cara que escreve os nossos reviews de breja. E ele garantiu que essa Porter, de origem gaúcha, é de primeiríssima qualidade. Acondicionada em uma garrafinha de 310ml toda serigrafada, chamando atenção pelo atípico, indo ao copo um liquido de coloração preta bem opaca, uma apresentação linda que conta com uma formação de creme fantástica de cor avermelhada. O sabor é o perfeito equilíbrio entre entre dulçor e amargor, onde a Way Cream Porter nos remete a toques de chocolate amargo e aveia (quase imperceptível). Uma excelente escolha para aquele pai que curte uma cerveja mais leve, cremosa e menos amarga. Review aqui.download (2)

Para o pai “style”…Uísque

Na minha humilde opinião, não existe bebida mais “style” nesse mundo que o uísque. De bela apresentação, sabor marcante e simples de se tomar – puro ou com duas pedras de gelo (ou se preferir, “cowboy” e “on the rocks”) – o uísque é diretamente associado à requinte e elegância.

Um homem que sabe interpretar todas as nuances de um bom uísque é um homem diferenciado. Geralmente são caras mais maduros, com vasta experiência de vida e conhecedores de vários assuntos importantes no âmbito masculino: política, economia, futebol, carros, moda (para homens, logicamente), bons drinks e, é claro, mulheres!

Se o teu pai costuma bater altos índices na escala “James Bond” de estilo temos uma valiosa dica de uísque para presenteá-lo: o aclamado escocês THE FAMOUS GROUSE.

FamouGrouse

Talvez o uísque mais vendido da Escócia, o THE FAMOUS GROUSE pode ser considerado um verdadeiro ícone do país dos “Kilts”. O mascote da marca, uma perdiz vermelha chamada Red Grouse, é uma ave da família dos tetrazes e ao contrário de outras espécies espalhadas pelo mundo que ficam com penas brancas no inverno, a espécie escocesa mantém a cor castanho-avermelhada durante as quatro estações. Daí a relação com o uísque, que mantém sua qualidade e cor ano após ano.

Difícil também achar alguma palavra que defina o sabor desse uísque. SUBLIME talvez se encaixe bem. O gosto “defumado”, oriundo da filtragem com turfa (uma espécie de carvão vegetal escuro encontrado somente na Escócia), associado ao aroma leve e extremamente chamativo da bebida, são atrativos mais do que suficientes para você presentear o paizão mais “seletivo” no quesito bebidas alcoólicas. Ah sim, o preço também é bastante acessível para esses tempos de crise: algo em torno de 90 Dilmas na garrafa de 1 litro dessa belezura.

Para o pai “cara de litro”…Cachaça Anísio Santiago

download (3)

O “cara de litro” é uma figura conhecida. Presença constante no boteco, costuma ser um cara bacana…amigo, confidente, simpático, conhecedor de vários assuntos, rico (quando está embriagado), enfim…um sujeito de muitas qualidades, principalmente no quesito gole.

Beberrão convicto, o sujeito faz jus ao apelido carinhoso que carrega. Basta olhar pra cara dele que já lembramos de um litro de pinga, tamanho a afinidade entre os dois. Nos churrascos e demais eventos familiares então é que o “cara de litro” brilha: bebe, dança, come, toma umazinha, conta piada, sacaneia a sogra, bebe outra, chama o cunhado de veado, toma mais uma, canta Roberto Carlos no karaokê, se emociona e toma outra em homenagem ao Rei e assim transforma tudo em um legítimo stand up comedy do álcool.

Se o teu pai for uma figuraça dessas ou se simplesmente for um admirador de uma boa cachaça (sem os shows característicos do “cara de litro”), nós temos uma dica valiosa de presente pra você: cachaça Anísio Santiago, um ícone no rico universo das purinhas.

cachaca_havana_mdc

Antigamente conhecida como Havana, a cachaça Anísio Santiago é sem dúvida uma das 3 melhores cachaças do mundo. Sua raridade, aliada a qualidade de fabricação a torna tão especial. Produzida por uma verdadeira LENDA no mundo das cachaças – o senhor Anísio Santiago – a Havana foi assim batizada pois era produzida na fazenda de mesmo nome. Contudo, em 2001, a destilaria cubana que produz o rum Havana processou o Sr. Anísio e o proibiu de utilizar tal denominação. Indignado, pois além de ser um homem simples ostentava nunca ter tido problemas judiciais, Anísio Santiago arrancou todos os rótulos das cachaças e deu seu nome a elas. Há boatos que isso foi um dos motivos do seu falecimento, em 2002.

Senhor Anísio Santiago. O homem, a LENDA!

Senhor Anísio Santiago. O homem, a LENDA!

E quando digo que essa cachaça é um ícone do “mé”não é nenhum exagero. É uma bebida que, ao contrários desses destilados baratos que encontramos por ai, não desce “rasgando” garganta afora. Seus oito anos de amadurecimento são essenciais para essa experiencia sensorial de sabor e aroma tão característicos, além de uma viscosidade quase oleosa. Na boca não é ácida, mas levemente picante e desce macio, deixando aquela sensação aconchegante.

E se a cachaça em si não rasga sua garganta, o mesmo não pode se dizer do preço: R$250,00 Dilmas em média pela cachaça Anísio Santiago podendo esse valor dobrar caso você tope com uma de rótulo Havana, devido a raridade e seu valor sentimental. Ainda assim, podemos afirmar categoricamente que vale cada centavo investido no presente pro paizão que curte um suquinho de cana. Coisa finíssima!

Com essas valiosas dicas Etílicas para o dia dos pais, nos despedimos e desejamos que esse dia seja muito especial para todos vocês. Peguem leve no almoço em família e a regra é sempre a mesma: se beber, não dirija!

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS