Beber cervejas especiais tem se tornado um hábito, muito bom por sinal, cada vez mais difundido entre aqueles que estão cansados da mesmice das cervejas comuns do mercado. Aqueles que enveredam por esse mundo logo se deparam com o termo IBU, que mede quão amarga é uma cerveja. Entretanto esta não é uma medida tão precisa para definir se a bebida encaixa mesmo no paladar do consumidor. Pensando nisso, uma nova medida foi criada e leva em conta 3 fatores: amargor (IBU), sabor e aroma: a Hoppiness.

De olho no crescimento do mercado de IPA, a Cervejaria Molinarius pretende lançar uma série de cervejas diferentes e exclusivas. Porém, não serão quaisquer IPA, pois os holofotes estarão sobre o ingrediente essencial da cerveja da Molinarius: o lúpulo. No dia 25 de julho, em um evento no Empório Alto dos Pinheiros, conheceremos a Hoppiness #1.0.

Como é esta IPA?

Hoppiness #1.0

Hoppiness #1.0 a IPA da Cervejaria Molinarius

A primogênita da Molinarius foi batizada como Hoppiness #1.0, pois tem o equilíbrio ideal entre amargor, sabor e aroma dos lúpulos.  Assim, o consumidor será agraciado com excelência e cuidado nos detalhes, desde a seleção até a combinação de insumos de diversos locais do globo.

Esta versão inicial destaca o cítrico com aroma intenso, vindos do dry hopping do início da produção. Temos um corpo médio e intenso sabor de lúpulo, incluído em diferentes tempos do preparo, com final levemente seco. A levedura inglesa, fermentada a baixa temperatura, aumenta a presença dos óleos essenciais dos lúpulos e incrementa o sabor e o aroma. Além disso, mantem a característica das leveduras americanas, as quais tem certa neutralidade nesses dois fatores.

Os etílicos encontrarão esta cerveja nas versões chopp – na hora ou para armazenar em growlers – e nas latas de 473 ml. Estas latas, além de muito bonitas, trazem todas as principais informações sobre a receita. Nelas temos desde a relação dos principais sais da água até a mistura dos maltes, leveduras e lúpulos usados.

 

Criador e criatura

A Hoppiness #1.0 foi idealizada por Sérgio Müller, ganhador de premiações em Concursos Cervejeiros das AcervAs (Estadual e Nacional).  Além disso, Müller participou das semifinais do National Homebrew Competition, competição nacional de cervejas caseiras dos EUA (coordenada pela American Homebrewers Association), realizada em San Diego/Califórnia. Neste ano de 2017, Sérgio Müller se juntou ao time dos professores da Sinnatrah a primeira cervejaria-escola de São Paulo.

 

 

COMENTÁRIOS