Continuando nossa peregrinação pelos mais ilustres jogos de bar, chegou a vez de falarmos daquele que talvez seja o “esporte” mais boêmio de todos. A sinuca.

Fatalmente ligada à botecagem e à malandragem, a sinuca é um dos jogos mais prazerosos de se jogar entre amigos, exigindo uma coordenação motora e concentração absurdos (e ainda tem gente que diz que sinuca é jogo de bêbado). Prova disso são os inúmeros campeonatos e as consequentes premiações oferecidas aos melhores jogadores, aos reis da sinuca Brasilzão afora. E olha que o que tem de caboclo bom de sinuca por aqui…é algo descomunal.

sinuca 01 Jogos de bar: Sinuca

Um pouco de história

Vamos começar esse post pelo jeito tradicional, falando um pouco da origem desse jogo. A sinuca é um jogo de mesa inventado em 1875 na Grã-Bretanha (a Índia também reinvindica sua criação), e consiste basicamente em “encaçapar” sete bolas de cores diferentes (usando um taco e uma bola branca como base), com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta). Essas são as regras mais básicas e tradicionais da sinuca, mas é claro que ao chegar em nosso país ela sofreu algumas alterações bem interessantes, mas isso é assunto pra mais adiante.

img historia bilhar Jogos de bar: Sinuca

O termo sinuca é usado popularmente no Brasil, no entanto, em sua origem, a palavra sinuca é um abrasileiramento do termo inglês “snooker”. A medida da mesa brasileira é de 2,84 m X 1,42 m, já a mesa original, inglesa, possui mais 50 cm, tanto na largura, quanto no comprimento, com 15 bolas vermelhas (bola 1) ao invés de apenas uma, como no Brasil, e regras diferentes da nossa adaptação.

Mas espera…de que sinuca estamos falando?

Conforme dito anteriormente, a sinuca no Brasil sofreu algumas alterações interessantes, o que gerou diversos estilos de jogos igualmente interessantes. Mata-mata, bola 8, bola 9, 51, par ou ímpar, Carolina…com certeza você já deve ter jogado ou ouvido falar de algum desses jogos.

Como não sou nenhuma autoridade na modalidade, resolvi dar ênfase à alguns estilos de se jogar sinuca que fazem ou fizeram parte do meu cotidiano de bar. Nada daquela roupinha estranha, gravatinha borboleta, colete ou qualquer outro tipo de vestuário esquisito que você vê na televisão. Nada do que você lerá aqui é voltado para jogadores profissionais, o negócio aqui é amador mesmo, que é bem mais divertido.

“Sinucão”: É a chamada sinuca clássica, com oito bolas na mesa, sete de cores diferentes e uma bola branca. O “sinucão” se refere ao tamanho da mesa que, em geral, é maior que as mesas comumente encontradas em botecos. As regras são as seguintes: No começo da partida, o jogador deverá posicionar a bola no semi-círculo desenhado ao lado esquerdo da mesa, a meia-lua. O objetivo inicial, é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la. Isto, apenas na primeira jogada. Nesta, caso outra bola seja tocada o jogo recomeça.

Sinuca botecotaco 01 Jogos de bar: Sinuca

O mesmo jogador tem direito de tentar esta jogada por três vezes. Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos, e terá que passar a vez ao seu adversário. A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez, esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas, mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos. Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada. A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez. Quando o jogador consegue encaçapar a bola da vez, além dos ganhos citados anteriormente, ele ganha uma bola bônus, ou seja, ele pode encaçapar qualquer bola, sem ser na ordem do jogo e não será penalizado. Caso esta bola bônus seja encaçapada, o jogador ganhará os pontos referentes a ela, e mais uma tacada mas em caso de erro, perde a vez sem sofrer penalidades. O jogo deve correr normalmente, então, seguindo a bola da vez, e repetindo as regras citadas anteriormente.

“Par-ou-ímpar”: Particularmente, meu jogo favorito. A idéia é simples: encaçapar as bolas pares ou ímpares, dependendo da primeira bola a ser derrubada. Se você encaçapou uma bola par, automaticamente só deve derrubar as bolas pares, e vice-versa. Caso a bola branca encoste ou derrube outra bola que não seja de sua alçada, cai uma bola do jogador adversário como punição.

Outro detalhe importante desse jogo é o chamado castigo. A bola 1 é adotada para esse fim. O jogador deve derrubar todas as suas bolas (pares ou ímpares), e no final, obrigatoriamente deve “matar” o castigo, ou seja, encaçapar a bola 1. Feito isso, o jogo está terminado.

img.peixeurbano.com .br  Jogos de bar: Sinuca

“cuidado com o castigo, garotão…”

“51”: Não se trata da cachaça (mas bem que poderia ser). Talvez o jogo mais simples de todos. O jogador deve derrubar as bolas até atingir um somatório de 51 pontos. Exemplo: o cara vai e mata a 15, 13, 8, 2, 6 e a 7 = 51 pontos. Pronto, você venceu. Contudo, se ocorrer o chamado “suicídio” (a bola branca, popularmente chamada de “bolão”, cair no buraco) você perde todos os pontos até então conseguidos.

“Bola 8″: Um jogo clássico. Aqui, os jogadores têm apenas um foco: derrubar a bola 8. Mas para isso devem cumprir objetivos específicos, como encaçapar as bolas que estão sob seu domínio. Após cumpridas as tarefas, a bola 8 se torna o próximo alvo. Se derrubada, é decretado o fim do jogo.

sinuca2 e1345123867129 Jogos de bar: Sinuca

“Assim fica mole, hein…”

O jeito certo de se “pegar no taco”

Admita. No início, você também já teve dificuldades para “pegar no taco” de maneira correta.

Problema muito comum para iniciantes, posicionar o taco de maneira certeira é o segredo para uma boa jogada. Um erro rotineiro é elevar a parte de trás do taco exageradamente. Isso faz com que a bola branca seja forçada de cima para baixo, afundando no pano e desviando-se do alinhamento. Obtém-se um melhor desempenho se o taco for colocado o mais próximo possível da posição horizontal.

na mesa de sinuca sinuca 11 e1345124092834 Jogos de bar: Sinuca

“Horizontalidade é o segredo…”

Os lances de execução mais complicada são aqueles em que a bola branca está colada ou encavalada, justamente por requererem o levantamento da parte de trás do taco. Da mesma forma, também não se deve baixá-la demais. Portanto, jogadores, lembrem-se: o segredo está na “horizontalidade”.

O que combina com sinuca?

Etílicamente falando, sinuca combina com cerveja. Um tira-gosto bacana, amigos reunidos, muitas fichas daquela mesa de sinuca completamente desnivelada do boteco pé-sujo que você costuma frequentar (true story), enfim…tudo conspirando a favor de uma boa e velha geladinha.

shutterstock 59898670 e1345124203973 Jogos de bar: Sinuca

“Cheers…”

Mas vá com calma. A sinuca exige um nível de concentração e coordenação motora altíssimos. Se você exagerar na cerveja vai acabar bobeando e fazendo feio na mesa (imagina se o jogo for apostado?).