A edição dos jogos Pan-Americanos de 2011 será realizada na cidade mexicana de Guadalajara, entre os dias 14 e 30 de outubro. Cerca de 6.000 atletas de 41 países participarão do maior evento esportivo das Américas, num total de 36 modalidades. Mas nem a chegada dos jogos impediu a entrada do principal “representante” da cidade na vila Pan-Americana: a Tequila.

Mesmo respirando esporte, Guadalajara não esquece sua principal marca, fonte do comércio e até mesmo do turismo local. Os atletas, ao desembarcarem no aeroporto, dão de cara com as paredes do saguão pintadas com uma plantação e os seguintes dizeres: “Bem-vindos à terra da tequila”. Mais adiante, 3 garrafas gigantes de uma marca local para enfatizar que ali, quem manda é a tequila. Por toda a cidade encontra-se referências sobre a bebida, com inúmeros cartazes que competem até mesmo com o material de divulgação dos jogos (detalhe: a bebida é produzida na cidade de Tequila, a cerca de uma hora de Guadalajara).

Uma cidade, uma paixão

Tudo em Guadalajara remete à Tequila, e a chegada da competição só fez aumentar a propaganda da bebida. Marcas famosas como Don Julio, José Cuervo e Herradura (marca esta que patrocina os jogos) oferecem um tour pelas plantações e pelas etapas da fabricação da bebida. Nos pacotes, que saem em média a 1.200 pesos mexicanos (cerca de R$ 185), o turista sai de Guadalajara em um trem que conta com shows de mariachis e doses à vontade. Além disso, o almoço é em restaurantes que oferecem pratos à base de tequila. Até a tocha, símbolo máximo dos jogos, é inspirada na folha de ágave, cuja qual é feita o produto.

Tocha Pan-Americana Guadalajara 2011: honra às tradições mexicanas

Nos bares, restaurantes, nas casas, em todos os lugares de Guadalajara a tequila se faz presente, e os jogos Pan-Americanos estão contribuindo ainda mais para a divulgação dessa bebida de sabor único, tradicionalíssima em países latinos, e forte como o povo mexicano.

Que os jogos comecem. Arriba, muchachos!

 

 

COMENTÁRIOS