Você sabia que no dia 05 de junho é comemorado o “Dia da Cerveja Brasileira“!?

Criado no ano de 2012 pela rapaziada do BBC (Blogueiros Brasileiros de Cerveja), o Dia da Cerveja Brasileira foi uma forma encontrada para homenagear o catarinense Rupprecht Loeffler, data essa que é o dia do seu nascimento.

Mas quem diabos foi Rupprecht Loeffler? Quem manja um pouquinho de cerveja talvez não o reconheça pelo nome de batismo. Contudo, “Seu Lefra” era uma figura conhecidíssima na região onde morava.

Loeffler, foi um dos mais importantes mestres cervejeiros do país, e mais longevos também. Isso porque foi o mais antigo mestre cervejeiro em atividade no Brasil, tendo falecido em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos de idade.

 Rupprecht Loeffler, o famoso "Seu Lefra", demonstrando todo seu amor a quem dedicou toda uma vida.

Rupprecht Loeffler, o famoso “Seu Lefra”, demonstrando todo seu amor a quem dedicou toda uma vida.

Rupprecht Loeffler, ou simplesmente “Seu Lefra”, escreveu parte da história da “bebida mais saudável que existe” – como afirmava um de seus antigos rótulos – no Brasil. E se estivesse vivo, certamente teria muito orgulho dos rumos tomados pela bebida a qual dedicou grande parte de sua feliz vida!

Um brinde à “breja” nacional

A cerveja brasileira, nos dias atuais, demonstra cada vez mais que veio pra ficar. A produção nacional cresce ano após ano, e os números já demonstram que somos o 3° maior produtor do mundo, com cerca de 13 bilhões de litro por ano, de acordo com a CervBrasil. Os números não mentem: a cerveja é a bebida número 1 do Brasil!

Contudo, as boas notícias não param por aí. O brasileiro passou a ser um consumidor mais exigente, antenado com as novidades do mercado cervejeiro e que preza cada vez mais a qualidade do produto. Em outras palavras, o consumidor nacional deixou de apenas “engolir” cerveja gelada (ou não) e passou a notar as nuances e peculiaridades que uma boa cerveja pode proporcionar ao seu paladar.

wals_dubbel_cadastro

E por falar em qualidade, nossos produtores também capricham no quesito confecção de suas “obras-primas”. Nossas cervejas vêm ganhando prêmios internacionais com uma frequência bastante considerável e nesse ano conseguimos a maior conquista da história cervejeira brasileira: a medalha de ouro da Wäls Dubbel, na World Beer Cup, a “copa do mundo” das brejas, praticamente um OSCAR do boteco.

O poder das microcervejarias

Nós, do Etílicos.com, somos apaixonados por microcervejarias. Elas são, na maioria das vezes, a representação de um sonho, uma demonstração de amor pela bebida que lembra muito a história de vida do saudoso “Seu Lefra” (lembra dele?).

Muitas delas carregam a marca da ousadia para o processo industrial, satisfazendo o gosto do público que está, cada vez mais, sedento por mudanças, por novas experiências, novas sensações.  Na esteira desses empreendimentos, surgem também bares, lojas, clubes de cerveja, e-commerces, todos comprometidos em levar qualidade e bons serviços aos amantes da cerveja. Sem contar os blogs, especializados ou não, que buscam disseminar conhecimento cervejeiro a quem deseja bebê-lo recebê-lo, tal qual esse humilde admirador de cervejas tenta fazer nesse exato momento.

Nem só de boas notícias vive o mercado cervejeiro…

Há também a questão tributária que ainda é assunto delicado no meio. Os impostos, assim como em qualquer outro ramo de negócios, são os grandes empecilhos para o desenvolvimento pleno do setor. O aumento de impostos – muitas vezes por questões alheias à cerveja –  são constantes e atrapalham o desenvolvimento de um mercado cervejeiro forte.

manifesto-cerveja

E quando dizemos que nós, da equipe Etilicos.com, somos apaixonados pelas microcervejarias, não falamos da boca pra fora. Já expressamos nosso apoio por aqui à causa das microempresas, divulgando a carta de repúdio dos mestres cervejeiros ao aumento abusivo de impostos sobre a bebida. Afinal, com o governo levando 60% da cerveja que você consome, fica difícil crescer saudavelmente e num bom ritmo.

 Nada de “Cheers”…diga “Saúde”!

É por essas e outras que devemos comemorar muito o dia 05 de junho. Celebre a paixão de uns “Seus Lefras” da vida, que apesar de todas as dificuldades e, principalmente,  dos impostos abusivos a que estão sujeitos, ainda encontram coragem e dedicação para demonstrar todo seu amor pela cerveja. A todos vocês…Saúde!

E a todos aqueles, bebedores descompromissados, estudiosos do boteco, a galera que curte um suquinho de cevada gelado no Happy Hour ou qualquer outro que mantém uma relação saudável com a cerveja…Saúde!

Captura-de-Tela-2014-06-05-às-11.48.30

Me perdoem os aficcionados mundão afora, mas o dia 05/06 é nosso. Sendo assim, não diga “Cheers”…diga em alto e bom português “Saúde”!

Fonte: BebendoBem.

COMENTÁRIOS