Todo mundo sabe que o cafezinho é paixão nacional, seja puro, seja o famoso pingado, seja com aquele pãozinho com manteiga na chapa. É tão difundido que nem precisamos falar quando queremos um, basta fazer o sinal – imitando uma pinça entreaberta – com os dedos. E quando queremos inventar misturamos com chantili, caramelo, melaço e outras firulas. Isso sem contar os tantos doces, bolos, balas e guloseimas a base do pretinho. Já que bebemos café de varias formas e comemos muita coisa com o sabor dele porque não termos drinks a base de café? Bom, todos sabemos que isso não é nenhuma novidade. Por conta de seu sabor intenso, nem sempre foi fácil misturar café com outros elementos. “Têm ingredientes que tradicionalmente combinam melhor, como licores e conhaque. Mas para conseguir bons resultados com outros ingredientes, basta dosa-los e adaptar a quantidade de café que a receita pede ao tipo de preparo. Já que o frio bate a porta e nem todo mundo consegue segurar uma cerveja gelada, o Etílicos.com traz uma seleção de drinks a base de café sem cair na mesmice de um choconhaque!.

irish coffee E se o cafezinho tiver álcool?

Irish Coffee
Receita oficial da International Bartenders Association

Ingredientes
40ml de uísque irlandês
80ml de café quente
30ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo
Em um copo para preparos quentes (há um desenvolvido para Irish coffe), coloque o café quente, o uísque e acrescente o açúcar mascavo. Cubra com o creme de leite fresco e enfeite com grãos de café.

vodka espresso cocktail drink recipes xl 20874859 E se o cafezinho tiver álcool?

Vodca espresso
Receita do livro O Guia do Barman, editora Estampa

Ingredientes
50ml de café expresso
50ml de vodca
1 gota de xarope de açúcar*
3 grãos de café para enfeitar

Modo de preparo
Coloque o café expresso em uma coqueteleira com gelo, junte a vodca e o açúcar. Bata vigorosamente e coe em um copo old fashioned ou taça martíni com três pedras de gelo. Enfeite com três grãos de café.

*Preparo do xarope: em uma panela, coloque uma parte de água para duas de açúcar e deixe esquentar até que fique totalmente transparente. Retire o xarope, coloque em uma garrafa e mantenha na geladeira. Apesar de muito simples, vale a pena fazer com certa antecedência pois o xarope demora a esfriar.

chocolate quente E se o cafezinho tiver álcool? Marula Chaud
Receita do restaurante Mercearia do Francês, em São Paulo, SP

Ingredientes
25 ml de licor de café
50 ml licor Amarula
25 ml conhaque
100 ml de chocolate meio-amargo dissolvido em leite quente

Modo de preparo
Coloque todos ingredientes em um bule e aqueça em um vaporizador de máquina expresso ou em microondas. Sirva quente em uma taça de conhaque. Finalize com chocolate em pé por cima.

COMENTÁRIOS