Olá companheiros e companheiras, a pedido do leitor Erick pesquisei sobre a Tiquira.
Uma bebida originada do Maranhão, produzida de maneira artesanal a partir da fermentação da mandioca brava, sua produção ocorre em torno de 12 a 14 dias. Se você leitor lembra do Guaraná Jesus, famoso por sua coloração cor-de-rosa, não se engane com a Tiquira, apesar de sua coloração roxa, por vezes azulada, devido a utilização da casca da Tangerina, ela não tem nada de doce e seu teor alcoólico gira em torno dos  36 aos 54º (pra quem tiver coragem)

garrafas tiquira2 É macho? Então toma Tiquira

Aviso às companheiras de plantão: reza a lenda que no momento do processo de fabricação a presença da mulher é restrita devido à crença de que a mulher durante seu período menstrual prejudica a qualidade da bebida.

Para os curiosos e corajosos fica o modo de preparo da Tiquira:

Lava, rala e prensa a mandioca, para eliminar o componente tóxico da raiz. A massa resultante é desfeita a mão, como farofa grossa e espalhada sobre uma chapa quente, de modo a formar “bolos”, os chamados beijus, que são assados até ficarem internamente cozidos.
Resfriados então os beijus, são expostos ao ar, para a proliferação espontânea dos esporos dos fungos do ambiente. Em três ou quatro dias aparecem sobre os beijus uma flora de micélios (fungos), de cor rosada. Com o passar dos dias os beijus já estão inteiramente contaminados e a massa sacrificada.

Os beijus sacrificados são então colocados em um cocho, um tronco de árvore escavado, coberto com água. No dia seguinte, encontra-se a massa desfeita e xaroposa, que é então mexida e agitada para uniformizar e arejar o mosto, que deixado exposto, completará sua fermentação alcoólica em 48 horas.  Terminada a fermentação o mosto é destilado em alambiques de barro ou de cobre, e em cada operação vai de 15 a 20 litros de tiquira o que dá cerca de 100 litros, no total.

 

1273255651405 f É macho? Então toma Tiquira

Então é isso, Conhecendo o Maranhão não deixam de provar a Tiquira, a bebida do homem e da mulher macho.