Qual é o dia mais importante para você? A data do seu aniversário, do aniversário da sua mãe, pai, esposa, marido, namorada, cachorro e etc? Agora o dia 05 de Agosto também será uma data especial para você, uma data que não passara mais em branco e será lembrada da forma mais gostosa possível.

Hoje dia 05 de Agosto é o dia mais importante para os consumidores fieis – como eu- da bebida mais consumida, amada e famosa desse mundinho chamado Terra, sim ela mesmo a CERVEJA!

O dia da Cerveja começou a ser comemorado desde 2007 por um grupo de amigos norte americanos e aos poucos a ideia de comemorar o dia da cerveja foi se espalhando pelo mundo.

Ela pode ser clara ou escura, amarga ou suave, com muita ou pouca espuma, você pode consumir muito ou pouco, mas o que interessa é que hoje é um dia para ser celebrado, então vamos bebemorar!

420219 2740870289692 1406153772 n Dia Internacional da CervejaLívia Alves @liviasalves

Essa bebida tão adorada e respeitada é produzida a partir da fermentação de materiais como amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo.  O lúpulo que é o responsável pela liberação de resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Seu preparo inclui a água que é a parte principal do processo, uma vez que a água corresponde a 90% da composição da cerveja.

É importante bebermos pelo menos dois litros de agua por dia, então vamos beber cerveja, já que a maior parte da sua composição é feita de agua, mas lembre-se, se beber não dirija e se for dirigir não beba, preserve sua saúde e vida em primeiro lugar.

No dia Internacional da cerveja você têm dois propósitos declarados:

  • Beber cerveja com as melhores companhias
  • Beber com responsabilidade
lucas lima Dia Internacional da Cerveja
Lucas Lima @treta
 Você conhece mesmo cerveja? Sabem quais são os principais ingredientes? Veja:
  • A melhor forma de você guardar a sua cerveja é EM PÉ, porque ao guarda-la assim, a área de contato entre a bebida e o ar de dentro da garrafa é o mínimo possível. Deitada, essa área é maior, o que acelera o envelhecimento da cerveja.
  • A principal diferença entre o chope e a cerveja é que a cerveja é pasteurizada e o chope não, por isso, ele tem prazo de validade menor. Enquanto um barril de chope de validade de no máximo 15 dias a cerveja tem validade de 6 meses.
  • É muito importante inclinar o copo ao servir a cerveja, porque ajuda na formação ideal da espuma, ajuda a manter o sabor, o aroma e o frescor da cerveja. O procedimento básico é inclinar o copo a 45° até encher metade. Depois, o complete na vertical.
  • Resíduos de gordura no copo acabam com o colarinho da bebida, fazendo com que o gás carbônico da cerveja seja liberado, o que altera o seu sabor.
  • A cerveja possui 3 familias: Familia Lager, Ale e Lambic  >Aqui você descobre um pouco mais sobre cada família <
  • A água corresponde a 90% da composição da sua cerveja e essa água é mesma para todas as cervejas independentemente da região. A maioria das produtoras mundiais utiliza a chamada “água cervejeira”, que passa por um processo de padronização. Ou seja, a água usada em todas as fabricas é a mesma.

Com a ajuda do Olhar Digital, segue uma relação de links e aplicativos para você que é louco por cerveja assim como eu.

victor otto Dia Internacional da CervejaVictor Otto @Drjagua

Untappd

Para usar esse aplicativo é necessário acessar um endereço (http://m.untappd.com) pelo Safari do seu iPhone e então clicar em “Adicionar à Tela de Início”, pois ele não está disponível na App Store. O aplicativo, que funciona como uma rede social, lista quais cervejas estão sendo mais bebidas pelos usuários e em quais lugares do mundo. É uma boa dica para descobrir novas marcas e lugares para beber cerveja.

Brew Gene

Este site permite que os usuários incluam suas cervejas preferidas, dando nota e detalhando características da bebida como gosto, cheiro, cor etc. Ainda é possível checar a página de amigos para saber mais sobre as marcas que eles listaram.

Pintley

Semelhante ao Brew Gene, a rede permite rankear as melhores cervejas e adicionar informações extras. O site também traz um fórum onde os amantes de cerveja trocam ideias e dicas sobre a bebida.

Beer Cloud

O site funciona como um local de armazenamento de todos os seus sites favoritos relacionados à cerveja, seja páginas de bares, restaurantes ou marcas. Ele também tem um espaço para listas das favoritas com sistema de pontução e organização do universo etílico.

Rate Beer

Essa rede é reconhecida como uma das principais fontes de informações sobre cervejas com rankings e reviews criados por uma comunidade de bebedores de mais de 60 países.

The Full Pint

Um site que reúne todas as novidades do mercado cervejeiro. Lá é possível se manter informado sobre lançamentos, promoções e ainda buscar por cervejas do mundo todo por diversos filtros de buscas.

Beer Advocate

A página funciona como uma revista com mais de 61 mil reviews de cervejas de diversos países. Além disso, o site lista eventos cervejeiros ao redor do mundo e diversas recomendações.

Por ultimo gostaria que todos cantassem comigo o Beer song

(Video é antigo, mas a música nunca sairá de moda)

Feliz dia da cerveja! CHEERS!