Em uma de minhas viagens, enquanto aguardava no aeroporto de Brasília tive o prazer de degustar uma Ustersbacher Hefeweizen em um empório localizado no segundo piso. Como estava a trabalho e ainda tinha mais algumas horas de voo pela frente, pedi uma sugestão ao vendedor de algo leve, embora saboroso. Sem titubear ele me indicou uma Ustersbacher. Fiquei meio perplexo com a indicação de uma weizen, mas logo na apresentação da cerveja pude entender o motivo da escolha.

Ustersbacher-neutral-hohe Auflösung

Visual

Diferente de todas as outras cervejas do estilo, a Ustersbacher Hefeweizen nao tem uma coloração turva. Mesmo em uma garrafa ambar dá para reparar que o líquido é translucido e com quase nenhuma sedimentação. No copo é uma cerveja clara que causa certo espanto para um conhecedor das cervejas de trigo.  Dei a sorte de ver uma mesma sendo servida a uma mesa ao lado e o (pouco) tom turvo é dado pela (pouca) sedimentação no “ritual” de servir a cerveja. A espuma é clara e pouco duradoura.

ustbacher

Aroma

Pude sentir aromas cítricos e de banana. Ao fundo tive lembranças de cravo.

Sabor

Para quem conhece (ou já saboreou) cervejas de trigo se surpreende com a leveza da Ustersbacher Hefeweizen. Com um sabor adocicado com um leve tom de cereais e um retrogosto quase inexistente é uma cerveja refrescante e leve.

Considerações

A única maneira que poderia descrever a Ustersbacher Hefeweizen é como uma cerveja para iniciantes. Ela tem todos os ingredientes de uma Weizen mas tudo bastante light. É uma cerveja que eu indicaria para quem quer apresentar o mundo cervejeiro aos não praticantes. Aliás, é o que vou fazer com os amigos para os libertar das amarras das larges brasileiras.

 

COMENTÁRIOS