Tá afim de bancar o bartender para os seus amigos? quer improvisar drink’s com as mais variadas bebidas, colorações, aromas e sabores? então atente-se às dicas do barman do etilicos e torne-se um mestre na sutil arte de fazer drinks.

O arsenal do bartender:

Todo bartender que se preze deve ter um arsenal de equipamentos para usar no preparo e elaboração dos mais diversos coquetéis. Seu balcão deve ter no mínimo uma coqueteleira (tipo Boston shaker, de metal ou de vidro), um dosador (de meia dose ou dose inteira), um mixing glass (usado em coquetéis “mexidos”), uma colher ballarina (para misturar ingredientes no mixing glass) e um muddler (também chamado de socador de caipirinha). saca-rolhas, coador, abridor de latas, abridor de garrafas, tábua e facas para cortar frutas são utensílios fáceis de se encontrar em qualquer cozinha, é só pedir autorização pra mãe, esposa, empregada enfim…, quem realmente manda nessa parte da sua casa!

03924126400 Como ser um Bartender profissional

A munição do bartender:

Essa é a parte das bebidas e dos outros materiais utilizados na preparação dos coquetéis. Você deve ter um bar básico para poder fazer os drink’s mais clássicos, mas é claro que pode ajustá-lo ao seu gosto e às preferências dos seus amigos. exemplo: se todos na sua festinha bebem vodka, tenha várias garrafas em estoque. Se ninguém gosta de caipirinha (coisa muito difícil por sinal), não há porque exagerar no estoque de cachaça. simples assim. Compre frutas, sucos e outros ingredientes perecíveis pouco antes da festa, de acordo com o cardápio de coquetéis que pretende servir. abaixo segue uma lista das “matérias-primas” de um bom coquetel:

drinks 11 Como ser um Bartender profissional

  • Destilados: Vodka (indispensável), gim, brandy, rum, tequila, cachaça e whisky.
  • Fermentados: cerveja, saquê, vinho branco e espumante.
  • Bebidas compostas: licor de café, licor de laranja, licor creme de cassis, vermute seco e campari.
  • Sem álcool: suco de tomate, água com gás e sem gás, refrigerante, água tônica, creme de leite, xaropes (groselha, limão, açúcar).
  • Condimentos: molho inglês, tabasco, açúcar, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
  • Frutas e guarnições: limão, laranja, maracujá, abacaxi, morango, cereja em calda, azeitona verde, hortelã.

 

Escolha seu estilo:

Tudo nessa vida deve ser feito com estilo! inclusive suas bebidas. afinal de contas, qual a graça de bancar o bartender e não tirar aquela onda com seus amigos? ou melhor, com aquela gatinha que você tá afim. Então, para isso você pode estar escolhendo entre esses três estilos: o clássico (faz os drink’s de acordo com a receita e sem pirotecnias. inventa seus próprios coquetéis, mas sempre usando ingredientes e técnicas tradicionais), o Flair ou Freestyle (aquele dos filmes. faz malabarismos com copos e garrafas. costuma trabalhar em lugares com piso emborrachado, o que não deve ser o caso da sua cozinha) e por último o molecular (utiliza de máquinas, técnicas e ingredientes de laboratório de química, criando espumas, emulsões, vapores e outros efeitos na bebida).

DICA: comece pelo estilo clássico. não se empolgue achando que é o Tom Cruise em cocktail, e que pode sair por ai jogando tudo que é garrafa pro alto.

 

cocktail tom cruise Como ser um Bartender profissional

Tenha personalidade e arrisque-se a criar seus próprios coquetéis:

Quando achar que já está pronto, comece a se arriscar na criação de alguns drinks. invente uma misturinha aqui, troque um outro ingrediente ali. as opções são muitas. Mas para isso eu listei 8 regras para que suas improvisações sejam bem-sucedidas:

  1. NUNCA bata bebidas gasosas na coqueteleira. o resultado é sempre desastroso, e sua fama como bartender vai pro brejo!
  2. evite misturar duas ou mais bebidas destiladas.
  3. misture, no máximo, cinco ingredientes (fora gelo, condimentos e guarnições).
  4. cuidado com ingredientes de sabor ou aroma fortes, como os anisados (absinto por exemplo). eles podem ofuscar outros componentes.
  5. busque um equilíbrio entre acidez, doçura e álcool.
  6. NUNCA sirva drinks a base de creme em copo longo. é enjoativo.
  7. fórmula básica de coquetel: 1 destilado + 1 agente de sabor (vermute ou licor) + soda ou suco.
  8. improvise sobre as receitas mais clásssicas, trocando um ingrediente por outro parecido: brandy por whisky, gim por vodka ou suco de laranja por tangerina.

flair bartender girl1 Como ser um Bartender profissional

Essas foram algumas dicas propostas pelo barman oficial do Etílicos.com, galera. agora é só botar o avental e dar aquele show pros amigos, pra família, pra namorada, pra sogra (faça um drink bem forte pra velha) enfim, pra quem você quiser impressionar.