Muito consumido nos últimos anos pelo pessoal de academia, devido ao seu alto valor energético, o açaí caiu também na graça de quem bebe cerveja. Com um sabor diferenciado e cor escura muito atraente, a cerveja de Açaí foi  produzida experimentalmente pela Cervejaria Saint Bier, de Forquilhinha, com um cervejeiro caseiro por solicitação do movimento Slow Food, uma associação internacional que objetiva resgatar o valor da culinária,a antítese do Fast Food, como o próprio nome já sugere.  Apenas um lote da cerveja será produzido e enviado à Europa, onde será degustada por apreciadores de cervejas artesanais de todo o mundo.

kv8p5a00 Cervejaria produz lote experimental de cerveja de açaí

O proprietário da Saint Bier explica que a cerveja de Açaí tem características brasileiras, e que esta foi uma nova forma de produzir cervejas diferenciadas para descobrir as novidades. “Estamos levando ao consumidor, produtos que ele jamais pensou que existiria”, enfatiza o proprietário.

Segundo os representantes do movimento Slow Food, a  sugestão da cerveja de Açaí leva em consideração a utilização sustentável dos frutos da palmeira. Já que a palmeira é muito visada apenas para a extração de palmito. Assim com a utilização da polpa para a cerveja as sementes seriam direcionadas ao replantio da espécie.