Aromática e de intensa drinkabilidade, nova bebida recria histórico elixir caiçara do século passado.

A trajetória da cachaça no Brasil é tão rica que por vezes encerra histórias importantes, mas pouco conhecidas. É o caso da Gengibrada, garrafada à base de cachaça originária de Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo. E cuja receita centenária revive agora através da WIBA Tropicália Ginger.

No passado, o belo município do litoral paulista foi um dos expoentes da cachaça no país, com nada menos que 36 engenhos. Isso se explica pelo fato que, no Brasil colonial, a região entre Santos e Paraty (RJ) era sinônimo de cachaça de excelente procedência, largamente reconhecida e comercializada.

Por seu alto teor alcoólico (54º) na época, para agradar os paladares dos banquetes palacianos da Familia Real portuguesa, a aguardente era misturada ou infusionada. A mais popular dessas alquimias era a Gengibrada:aguardente, açúcar, limão e gengibre. Há indícios de que era muito apreciada pela  Princesa Isabel, já que a monarca tinha uma casa em Ilha Bela (onde hoje funciona a Câmara Municipal da cidade).

Com a extinção dos engenhos na década de 80, hoje a Gengibrada ainda é produzida na ilha, mas em pequenas quantidades, de formaartesanal, preservando a tradição e origens dos pequenos engenhos.

WIBA Tropicália Ginger é a releitura desse néctar, elaborada por um cachaciê, historiador e morador de Ilha Bela, descendente das primerias famílias legitimamente caiçaras que se instalaram na famosa praia de Castelhanos.

Sobre a WIBA Tropicália Ginger

Após experimentar o delicioso melado cítrico numa visita a Ilha Bela, Wison Barros, produtor e diretor da cachaça WIBA!, não teve dúvida em reproduzir a tradicional iguaria, com os mesmos ingredientes naturais, mantendo fidelidade à receita original dos antigos caiçaras.

O resultado é uma bebida extremamente aromática. No paladar, tem dulçor equilibrado, notas cítricas do limão e uma leve e agradável picância.

Tradição e modernidade no rótulo

A identidade visual do produto segue o conceito da marca WIBA!, ao romper com os rótulos que remetem aos engenhos ou ao período colonial, já demasiadamente explorados no mercado – ainda que a origem da bebida esteja centrada nestes dois universos.

Respeitando a tradição e a história da Gengibrada, mas moderno, colorido, o rótulo foi criado por uma designer tcheca que se encantou com as belezas de Ilha Bela (e com a Gengibrada) – a protagonista do desenho é seu próprio auto-retrato. As ondas e sua vestimenta representam a liberdade e a fluidez dos climas praianos.

Já o nome “Tropicália” é referência explícita ao movimento musical dos anos 60, que injetou novos ares na MPB sem desprezar a tradicional cultura brasileira, criando uma nova estética; dessa forma, o complemento “Ginger” (gengibre, em inglês) surge para “amarrar” todo o conceito.

COMENTÁRIOS