brahma comunidade Brahma na comunidade: A cerveja como agente de transformação socioeconômicaConfesso que me amarro em todos esses projetos sociais envolvendo bebidas alcoólicas. Eles ajudam a diminuir essa imagem errônea e marginalizada que grande parte da sociedade atribui ao álcool. Afinal, insisto em dizer que todos os integrantes de nosso humilde blog (amantes incontestáveis de uma boa bebida) são incansáveis incentivadores da máxima “beba com moderação”, e sendo assim, toda e qualquer iniciativa que vise o favorecimento da inclusão social por parte da “indústria do álcool” será devidamente louvada e divulgada por nós. É o que acontece no projeto Brahma na comunidade, iniciativa da Ambev.

Oficialmente, o projeto “Brahma na comunidade” foi lançado no dia 12/07 (terça-feira) e tem como principal objetivo utilizar o futebol como agente de transformação socioeconômica em comunidades de baixa de renda. “A Ambev acredita no futebol como um fator de desenvolvimento humano nas comunidades. Queremos realizar iniciativas que criem benefícios concretos para o Brasil e para o nosso futebol”, afirma Marcel Marcondes, Diretor de Negócios do Esporte da Ambev.

Transformando o campo de terra batida em um celeiro de craques

De maneira geral, o projeto inclui medidas que envolvem: reforma do campo de futebol da comunidade, com reformas em sua infraestrutura, desde instalação de traves, passando por pinturas do entorno e terraplanagem. Uma tela de projeção também será instalada para apresentações de cinema, cursos e partidas de futebol. Além do telão, atletas dos clubes patrocinados pela Brahma serão convidados para ministrar palestras e haverá clínicas esportivas para os moradores da comunidade.

A consciência ambiental não foi esquecida. Projetos de reciclagem serão incentivados. Pontos de entrega voluntária serão projetados para receber e armazenar adequadamente plásticos, papel, metal e vidro recicláveis, que serão retirados pela indústria recicladora parceira da Ambev ou doados para uma cooperativa do entorno do campo. Há, ainda outras iniciativas previstas. “Vamos desenvolver um manual de consumo responsável para os estádios”, confirmou o diretor de Relações Corporativas da Ambev, Milton Seligman.

Como inscrever minha comunidade?

Conforme dito, o pontapé inicial do “Brahma na comunidade” ocorreu no dia 12/07, a partir de um edital, disponível na página www.brahmanacomunidade.com.br. A iniciativa destinará em um ano o total de R$ 200 mil à comunidade vencedora. Este primeiro projeto acontece no estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até 28 de agosto e os resultados serão divulgados até 02 de outubro.

brahma comunidade 1 Brahma na comunidade: A cerveja como agente de transformação socioeconômica

Ambev incentivando o consumo responsável

Uma das mensagens que a empresa deseja passar com sua iniciativa é a do consumo responsável. Jogos, dinâmicas e atividades lúdicas ligadas ao tema serão realizados em eventos de engajamento, além de campanhas de prevenção por meio de cartazes nos bares e placas de sensibilização no campo. O campeão mundial Cafú é uma das estrelas da campanha: “Estou muito feliz de ser o embaixador dessa campanha (de consumo responsável)”, afirmou o ex-jogador, durante o lançamento da plataforma.

Em linha com o seu Programa de Consumo Responsável, criado em 2003, a Ambev lançou, em 2010, o Programa Jovens de Responsa. Trata-se de uma parceria com dez organizações não-governamentais em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador cujo objetivo é desenvolver ações que visam prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos.

A Ambev também apoia o programa Reciclagem Solidária, criado há oito anos em parceria com a  ONG Ecomarapendi (por meio da Recicloteca), e o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

O Reciclagem Solidária oferece ferramentas para o desenvolvimento de cooperativas de catadores de todo o país e tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e renda  dos cooperados, além de fomentar a reciclagem de materiais. Um dos resultados do programa é a BrasilPET, uma das maiores empresa de coleta e reciclagem de PET do Brasil.

Com todos esses projetos desenvolvidos para a sociedade, a Ambev ainda se compromete a acompanhar de perto o crescimento dos mesmos, organizando  regularmente workshop com as ONGs para que todas partilhem as ações que estão executando e assim, possam trocar experiências.

Sem dúvida essa é mais uma belíssima iniciativa da Ambev para com o seu público. Afinal futebol, mulh…oops…comunidade e cerveja têm tudo a ver! É só ficar atento ao prazo de inscrições e torcer. Saudações etílicas a todos.

COMENTÁRIOS