Seja sincero: alguma vez você, bebedor casual, já se imaginou tomando uma cerveja vietnamita? e uma cerveja etíope? talvez uma fabricada na Namíbia seja de sua preferência, nunca se sabe. Convenhamos, essa brejas não são lá muito comuns para nós brasileiros, muito menos o seu sabor “exótico”, mas essa parte fica pra depois.

20091125 17271 Beber pode ser um ato de solidariedade

É bem provável que sua preferência passe bem longe das cervejas citadas, a minha pelo menos não chega nem perto. Contudo, saiba que consumindo uma bebida dessas você pode estar contribuindo para a educação de uma criança do outro lado mundo, formando um profissional liberal ou até mesmo salvando uma criança de ser covardemente estuprada. Como isso é possível? vou explicar citando um exemplo.

O empresário australiano Simon Griffiths vai abrir em Melbourne um bar que só vende bebidas feitas em países em desenvolvimento, com uma proposta interessante: mandar cerca de R$ 3,50 por copo vendido para projetos sociais no país onde aquela bebida foi fabricada. Isso significa que ao brindar com uma taça de vinho sul-africano, o bebedor estará ajudando a proteger uma criança contra a tortura e o estupro na província de KwaZulu-Natal, por exemplo. Ou então, se você preferir uma cerveja fabricada no Vietnã,  jovens de lá serão treinados para ser guias turísticos. Uma bela atitude, não?

A iniciativa daria certo no Brasil?

Pesquisas apontam que sim. Quanto mais pobre o país, mais disposta a ajudar é a sua população. Não que o Brasil seja um país miserável, mas a solidariedade, apesar de todos os defeitos do brasileiro, é uma marca registrada de nosso povo. Veja o número de pessoas que dizem que comprariam produtos socialmente corretos em cada país:

  • Índia: 79%
  • Brasil: 76%
  • China: 76%
  • Alemanha: 42%
  • Japão: 40%
  • Holanda35%

Ok, a intenção é muito boa, mas as cervejas…

…Bom, difícil buscar um termo que defina o sabor “único” dessas cervejas (se é que assim podemos classificá-las, né). vamos a alguns exemplos:

  • Windhoek lager (Namíbia): Essa cerveja leva em sua composição apenas água, malte de cevada e lúpulo, tradição herdada pela colonização alemã (1884-1915). A bebida é fabricada pela chamada lei bávara de pureza da cerveja, em vigor desde 1516.

windhoek 0020 lager1 Beber pode ser um ato de solidariedade

  • Huda (Vietnã): O que pensar de uma marca de cerveja que tem consultoria dinamarquesa? seria uma Carlsberg versão Vietnã? infelizmente não amigos. A cerveja vietnamita é tradicionalmente servida com gelo. Preciso dizer mais alguma coisa?

huda Beber pode ser um ato de solidariedade

  • St. George (Etiópia): Olha a avaliação de quem já bebeu essa iguaria: “não é muito melhor do que beber xixi batizado com água”. E não foi só uma pessoa que disse, hein. Sem mais comentários.

Ethiopia Beber pode ser um ato de solidariedade

Atitudes como a de Simon devem ser valorizadas e copiadas. No mundo atual onde o preconceito, a violência contra os homossexuais, mulheres e crianças, assim como a desigualdade social ainda são comuns, devemos nos apegar a pequenas atos de solidariedade que nos lembrem que ainda somos seres humanos. Ajudar ao próximo já é uma atitude louvável. tomar uma cervejinha e saber que parte da sua grana será revertida para uma espécie de “criança esperança do boteco”, já é ajudar com diversão.

COMENTÁRIOS