Quando se fala em rum a primeira palavra que vem em mente, sem dúvidas, é Bacardi. A marca hoje é sinônimo da bebida assim como a gilette está laminas de barbear. O Bacardi é responsável pela criação dos drinks mais famosos do mundo como o daiquiri, mojito e cuba libre devido o seu sabor único.

História do Bacardi

 Bacardi   o rum mais famoso do mundoA história do Bacardi se confunde com a história da própria bebida. Facundo Bacardi Massó, nasceu em 1813 em Barcelona, na Espanha e aos 14 anos se mudou para Cuba. Após conhecer o “vinho de açúcar”, como também era chamado o rum jamaicano (que nada mais é que uma aguardente obtida pela fermentação e destilação do melaço de cana-de-açúcar ou da trituração de canas-de-açúcar frescas) desenvolveu uma fórmula secreta para amenizar o sabor e reduzir os efeitos colaterais da ingestão da bebida, a famosa ressaca. Assim que aprimorou o processo de destilação utilizando carvão na filtragem, retirando as impurezas e deixando um sabor mais refinado, Facundo começou a produzir o rum para o seu próprio consumo. Através de amigos que experimentaram a bebida, ele começou a adquirir fama e montou um comércio para distribuir o rum que produzia.

Em  1862, Don Facundo Bacardi adquiriu uma pequena destilaria em Santiago de Cuba fundando a empresa Rum Bacardi y Compañia. Na compra da destilaria vieram velhos alambiques feitos de cobre e ferro para destilar rum, barris de envelhecimento, tanques de fermentação além de uma enorme quantidade de morcegos que viviam no interior do alambique, incorporado como símbolo da marca depois de sugerido pela esposa de Facundo, enquanto conversavam sobre o símbolo para a marca.

Nos anos seguintes Facundo foi experimentando formas de filtragem, técnicas de envelhecimento e chegou a famosa “fórmula Bacardi”. Em 1887 Facundo se aposenta deixando a destilaria e a fórmula de sua bebida para os filhos. Em meados de 1890 foi inaugurado o primeiro escritório em Havana.

Logo após a derrota da Espanha na guerra Hispano-americana, a empresa ficou mais famosa graças a invenção de dois drinques: o Daiquirí, inventado por Jennings S. Cox, um americano e coordenador de mineração, e a Cuba Libre, que nada mais é uma mistura de rum e Coca-Cola.

 Bacardi   o rum mais famoso do mundo

Com a inauguração de uma fábrica em 1910, em Barcelona, a Bacardi se tornou a primeira multinacional cubana. Em 1960, quando Fidel Castro assumiu o poder na ilha ele confiscou os ativos da BACARDI, estimados em  aproximadamente US$ 76 milhões, obrigando a família a exilar-se nos Estados Unidos. Mas nada abalou a empresaBacardi que após um ano já contava com uma nova destilaria no Brasil, além da que funcionava em Porto Rico desde 1958 e uma no México.
Mesmo com todos esse percalços  na década de 70, o rum Bacardi tinha se transformado no maior sucesso de vendas nos Estados Unidos e no mundo. Em 1983, finalmente BACARDI se converteu na bebida mais vendida do mundo com a marca de 200 milhões de caixas produzidas.

Na década de 90, a empresa, atendendo a necessidade do mercado, lançou diversas versões de rum misturadas aos mais infindáveis sabores de frutas,além disso introduziu uma linha de famosos drinques, como Daiquiri, Piña Colada e Margarita, misturados ao rum.  Ela também adquiriu a tradicional Martini, empresa italiana, fabricante do legítimo Martini.
 Bacardi   o rum mais famoso do mundo

Linha do tempo Bacardi

1862
Lançamento do BACARDI CARTA BLANCA, o clássico e original rum da marca. Esse rum é atualmente chamado oficialmente de SUPERIOR.

1987
Lançamento do BACARDI BREEZER, uma bebida alcoólica com 4 a 5% de rum e sabores variados como limão, abacaxi, laranja, melancia e outros. Inicialmente esta bebida foi desenvolvida para o mercado americano.

1993
Lançamento de uma bebida em lata que misturava o rum BACARDI com Coca-Cola. Uma espécie de cuba libre pronta para beber.

1995
Lançamento do BACARDI LIMÓN, combinação do tradicional rum Carta Blanca com frutas cítricas como limão e lima, resultando em uma acidez agradável e uso bastante versátil, especialmente na preparação de coquetéis.

1996
Lançamento do BACARDI SPICE, rum com 40% de graduação alcoólica derivado de uma combinação de nove tipos de runs e especiarias como gengibre e canela, envelhecido por dois anos em barris de carvalho.

2001
Lançamento do BACARDI O, rum extremamente saboroso feito com misturas de laranja, tangerina e mandarim. Nos primeiros quatros meses foram vendidas 230 mil caixas do produto.

2002
Lançamento do BACARDI SILVER, bebida pronta para beber que misturava rum a sabores cítricos.

2003
Lançamento do BACARDI COCONUT, uma bebida composta pela mistura do rum com a essência do coco.
Lançamento do BACARDI RAZZ, rum cuidadosamente produzido, trazendo essências de framboesas e cerejas doces e escuras.

2006
Lançamento do BACARDI BIG APPLE, elaborado através das melhores e mais saborosas maçãs, como Fuji, Golden Delicious e Granny Smith, que combinadas ao rum resultam em um incrível e único sabor.
Lançamento do BACARDI MOJITO, uma bebida pronta para beber com rum, club soda e hortelã.
Lançamento do BACARDI GRAND MÉLON, uma mistura de rum com suco de melancia.

2007
Lançamento do BACARDI SILVER RAZ, uma mistura exótica de rum com framboesa.
Lançamento BACARDI PEACH RED, uma mistura de rum com pêssego.

2009
Lançamento do BACARDI DRAGON BERRY, uma mistura exótica de rum, suco de morango e “Dragon Fruit”, uma fruta conhecida no Brasil como Pitaia.

2010
Lançamento do BACARDI TORCHED CHERRY, uma mistura de rum, cerejas de Barbados e uma planta africana chamada Torched Aloe.

 Bacardi   o rum mais famoso do mundo