Segundo estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 10 a 12% da população mundial é acometida pelo alcoolismo, independente da razão  (social, econômica, psicológica, dentre outras). Conversar sobre alcoolismo não é nenhuma novidade. por aqui diversas vezes já abordamos o tema. Porém, existem alguns distúrbios que associados ao alcoolismo tornam-se potencialmente destrutivos, elevando em muito o grau de enfermidade do alcoolista. Um deles é a chamada anorexia alcoólica.

Bárbara Paz já atuaou como uma anoréxica alcoolica em " Viver a Vida".

 Mas aonde entram as mulheres nessa história? simples, Por que a anorexia alcoólica é basicamente um mal feminino. A cada dez mulheres atingidas, um homem sofre da doença. Além disso, um simples fator fisológico, e por que não anatômico, faz com que as  mulheres sejam mais propenças a desenvolver a patologia: elas geralmente são menores que os homens. E isso faz muita diferença, uma vez que elas possuem “menos sangue”, portanto o álcool permanece em altas concentrações por mais tempo em seu organismo. uma explicação meio bizarra, mas foi a mais simples que encontrei.

Ainda não há estudos sobre a anorexia alcoólica no Brasil, mas sabe-se que 30% das mulheres alcoólatras possuem também algum distúrbio alimentar, o que nos mostra que o termo anorexia alcoólica é um termo coloquial, pois se trata de um transtorno alimentar associado ao alcoolismo. é o que afirma a psiquiatra Angélica Claudino, do Proata (programa de orientação e assistência a pacientes com trasnstornos alimentares), da Universidade Federal de São paulo.

A maioria das mulheres que desenvolvem o transtorno apresenta anorexia do tipo bulímico (compulsão alimentar seguida de vômito). Perfil psicológico, ambiente familiar e social, histórico familiar e até mesmo predisposição biológica são algumas das causas associadas ao desenvolvimento da doença.

O abuso do álcool por essas mulheres se mostra duplamente satisfatório, pois inibe o apetite e distorce a realidade dessas pessoas (por pior que ela possa parecer). O álcool dá a falsa sensação de nutrição por meio de suas calorias, mas as mesmas são chamadas de “calorias vazias”,ou seja que não possui valor nutritivo algum. Resumindo, a pessoa se mantém em pé, satisfeita no quesito alimentar, mas em falta de nutrientes essenciais que uma boa refeição lhe proporcionaria.

Amy Winehouse é uma das celebridades que sofrem com a doença

É uma discussão ampla, envolve diretrizes e padrões de beleza de toda uma sociedade, mas acima de tudo é um problema de saúde que está tomando proporções preocupantes. Assim como nos casos de alcoolismo, o apoio e o ambiente familiar saudáveis são indispensáveis para o bom tratamento dos pacientes. Em se tratando de mulheres, a compreensão por parte dos homens próximos também se mostra de grande valia (nada de surtos machistas nessas horas).

COMENTÁRIOS