O projeto “bar de responsa“, iniciativa social da Ambev e do instituto bola pra frente, acaba de lançar a campanha “Responsabilidade: tenha sem moderação”. Criado pela Agência3, o programa é voltado principalmente aos donos de bares das comunidades. O objetivo é conscientizá-los a não vender bebida para menores de idade. O Programa é desenvolvido pela companhia em parceria com outras nove organizações não-governamentais além do Bola Pra Frente. As ONGs atuam em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador  e o objetivo é evitar o uso abusivo do álcool e o consumo por menores de 18 anos.

bola pra frente cartazes Ambev lança campanha de conscientização em bares de comunidades

Como funciona a campanha?

A idéia funciona da seguinte maneira: o projeto “bar de responsa” se compromete a distribuir diversos kits, compostos por um termo de participação que deve ser assinado pelo dono do bar; um Estatuto do Bar de Responsa, um quadro com todos os mandamentos de atuação responsável que devem ser seguidos pelo estabelecimento e ficará exposto aos clientes; além de utensílios, como abridores de garrafas, com frases como “Antes de servir peça sempre o RG”, “Que tal servir um petisco para forrar o estômago” (afinal de contas, beber de estômago vazio não rola), entre outras. Além disso, diversos materiais de comunicação, como cartazes, flyer e camisetas, foram desenvolvidos para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas, com ampla divulgação nas comunidades do Complexo. O bar que mais se destacar, segundo a comunidade, dentro dessas práticas de venda responsável de bebidas alcoólicas, ganhará uma reforma completa no seu ponto de venda.

Ambev e instituto “bola pra frente”: unindo forças em pró da inclusão social

Essa é uma parceira que deu certo. Duas grandes forças que se unem e realizam, de maneira brilhante, uma série de projetos e iniciativas sociais de grande iportância para o processo de inclusão de crianças, adolescentes e jovens que vivem nessas comunidades. “Nossa parceria com o Instituto Bola Pra Frente trouxe resultados significativos na conscientização dos jovens para o consumo responsável de álcool. Agora, iniciamos uma nova etapa com o lançamento do Bar de Responsa, onde os donos de bares também serão mobilizados para se engajarem ao tema junto à comunidade”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Outro projeto fruto dessa vitoriosa parceria, o “jovem de responsa”,  faz parte de um programa que atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens e inclui três jogos pedagógicos, que usam o esporte de forma lúdica para conscientizar o público beneficiário dos riscos do consumo inadequado do álcool.  O programa inclui ainda a “Copa Consciente”, que agrega esporte e atividades pedagógicas e culturais. Segundo Susana Moreira, diretora executiva do Instituto Bola Pra Frente, “a campanha é fruto da ousadia do Bola Pra Frente e da Ambev, pois usa esporte para conscientizar crianças, jovens e suas famílias sobre os riscos do consumo do álcool na infância e adolescência”.

Incentivar donos de bares a não vender bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é mais que uma idéia genial, é uma medida sócio-educativa. Nós do etílicos.com estaremos sempre antenados a iniciativas como essa, e sempre que possível estaremos divulgando por aqui. Consciência social também faz parte do nosso time.


COMENTÁRIOS