Nem todo coquetel “chique”, daqueles que vemos em filmes, é necessariamente caro. As vezes eles são confeccionados com ingredientes simples, de fácil acesso, e que no fim das contas fazem toda a diferença, ao menos no visual de seu drink.

20991644 1 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

Para isso, nós do Etílicos.com, pesquisamos e elaboramos 7 dicas práticas e baratas para você confeccionar seus coquetéis de maneira ilustre, garantindo não só um ótimo sabor mas também um visual bacana, que chame a atenção do bebedor. Afinal, todo bom drink começa por uma boa aparência.

Dica 1: Se não tem o copo ideal, improvise, mas saiba fazê-lo minimamente correto

A escolha do copo para sua bebida é uma das etapas mais importantes no preparo de seu drink. Ter o copo ideal para determinado coquetel é excelente, mas nem sempre é possível. E isso não pode ser um empecilho para o bom barman.

A dica aqui é ter no mínimo 2 tipos de recipientes: uma taça de formato triangular e um copo estilo “old-fashioned”. A taça, além de todo glamour a que remete, servirá perfeitamente para drinks do estilo Martini ou Cosmopolitan, onde o seu formato cônico se mostra essencial para servir bebidas geladas que não levam cubos de gelo na receita, pois sua haste evita o contato com a mão e mantém a mistura gelada por mais tempo.

martini1 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

Taça estilo “Martini”

Já o copo “old-fashioned” (também conhecido como “on the rocks” ou “low ball”) é um copo baixo e largo, ideal para servir bebidas puras misturadas com gelo, como uísque ou rum. Apesar de levar o nome de um drink, o copo Old-fashioned também é tradicionalmente usado para servir drinks famosos como o White Russian, a Caipirinha e o Mai Tai.

455 7501 e1324646723888 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintadoCopo “old-fashioned”

Obs: Se você quiser adicionar uma terceira opção de copo, indicamos o “copo de shot”. Esse copo costuma ter aproximadamente 50 ou 60mL de volume, e é utilizado para beber destilados em estado puro. Perfeito para deixar a galera no grau e dar uma animada na sua festinha.

Dica 2: Se você não tem um mexedor para drinks, faça o seu

Simples assim. São os chamados “mexedores orgânicos”, aqueles que, além de deixar o drink mais homogêneo,  faz com que a pessoa se divirta chupando (huumm) ou devorando o próprio . Ainda não entendeu? relaxa.

Por exemplo: Você quer preparar um coquetel que leve açúcar, tipo a caipirinha. O mexedor orgânico para a situação é um pedaço de cana cortada, que por sinal ficará muito mais saborosa após o contato com sua bebida. Seu drink é salgado, tipo um Blood Mary? sem problemas, use um pedaço de salsão ou uma cenoura e aproveite para degustá-los junto com a mistura.

bloody mary narrowweb  300x4490 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

No Blood Mary, o salsão é usado como mexedor orgânico

Dica 3: Suas frutas são obras-de-arte. Faça bom uso delas

Frutas são excelentes ítens de decoração. Além de conferirem o sabor desejado de muitos coquetéis elas também podem ser aproveitadas para enfeitar os mesmos. Lembra daquelas cascas em formato espiral que se vê em muitas bebidas “chiques” por aí? pois bem, são as chamadas “Zest’s” e são muito comuns como guarnição para destilados puros, como a vodca ou gim.

lemon zest1 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

 

Dica 4: Aposte nas ervas

Calma amigo, não é desse tipo de erva que estou falando. Ingredientes como hortelã e menta são sempre bem-vindos no arsenal do bartender. Macerados, acrescentam sabor marcante ao drink. Inteiros, mantém o sabor de sua bebida leve, além de contribuir com o seu visual.

4e6a7029 0de8 48e8 924a 7916bb2dc18b e1324647256882 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

 

Dica 5: Abuse dos pepinos

Opa…calma aí, manolo. Sem pensamentos maliciosos. É que os pepinos (japoneses) são excelentes guarnições em coquetéis do tipo Mojito ou outros que levem vodca. Se cortados em fatias pequenas, servem como mexedor orgânico e dependendo da sua criatividade são excelentes ornamentos para seu copo.

16241 e1324647331321 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

 

Dica 6: Use corante alimentício para “maquiar” seus drinks

Preparou sua mistura com ingredientes de tom digamos, sem-graça? sem problemas. Use corante alimentício para dar aquela cor bacana à sua bebida. É barato (cerca de R$ 3,00) e não interfere em nada no sabor de seu coquetel (funciona basicamente como um ítem cosmético mesmo).

DSC03107 e1324647427798 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

Imagem meramente ilustrativa

Dica 7: Canudos não são brinquedos!

Portanto, nada de usar qualquer um. Canudos não foram feitos para serem mordidos nas pontas ou serem enfiados no nariz (ok, eu já fiz isso).

Há uma forte tendência entre os barman’s atuais de usarem canudos coloridos ou pretos, mas eles não se encaixam no orçamento pretendido por nós (visto seu preço um pouco mais salgado). Se possível, use aqueles canudos que têm uma extremidade em formato de colher. Ideais para beber coquetéis de frutas e comer os pedacinhos no final.

canudos especiais e1324647837882 7 dicas (baratas) para deixar seu coquetel mais requintado

Os canudos com extremidade de colher estão em alta

Obviamente estamos abertos a mais dicas de vocês, leitores, nos comentários. Qualquer dica nova (e de preferência barata) será muito bem-vinda. Esperamos ter ajudado você a confeccionar drinks saborosos e de visual marcante. Saudações etílicas a todos.